• Publicidade

Afinal, o que é qualidade de vida?

Qualidade de vida.

Imagem cortesia de stockimages em FreeDigitalPhotos.net

Muito se fala atualmente em qualidade de vida mas, efetivamente, o que significa esse termo? Por definição, qualidade de vida é a mensuração das condições de vida de uma pessoa, considerando o conjunto de condições que estão estabelecidas para manter o bem estar físico e pessoal de cada pessoa dentro da sociedade em que vive.

Essa mensuração envolve o bem estar espiritual, psicológico, físico e emocional, além dos relacionamentos sociais, como amigos, família, trabalho, envolvendo aspectos de saúde, de educação, de habitação e saneamento básico, de poder de compra, enfim, de tudo o que envolve a situação real de uma pessoa em seu meio social.

Importante nisso tudo também é destacar que qualidade de vida não é a mesma coisa que padrão de vida. Enquanto o padrão de vida é o nível que estabelece o poder aquisitivo de uma pessoa, a qualidade de vida são as condições necessárias para manter os aspectos que destacamos.

Para a Organização Mundial da Saúde a qualidade de vida pode ser medida através de um questionário que envolve o estado físico, o psicológico, o nível de independência, as relações sociais, o meio ambiente e os aspectos religiosos.

Com esse questionário é possível criar o IDH, ou Índice de Desenvolvimento Humano, uma media que faz a comparação de uma população com outra, medindo os índices de riqueza, educação, alfabetização, expectativa média de vida e natalidade, entre outros fatores, mas trata-se de uma maneira padronizada de avaliação, onde os núcleos menos favorecidos não são considerados ou são mesclados no IDH.

Podemos analisar várias interpretações para a qualidade de vida, desde o ponto de ausência de doenças de uma pessoa até suas exigências de recursos, objetos e procedimentos que possam atender uma demanda coletiva, e isso pode ser feito tanto no âmbito familiar como no âmbito profissional, quando é verificada a QVT, ou Qualidade de Vida no Trabalho.

O QVT, por exemplo, é hoje uma grande preocupação da maior parte das empresas, que estabelecem um conjunto de ações envolvendo diagnósticos da situação e implantação de melhorias e inovações, dentro e fora do ambiente de trabalho, procurando criar condições melhores para o desenvolvimento pessoal dos trabalhadores, mas não só preocupadas essas empresas com o trabalhador, senão também com a produtividade e a imagem da empresa.

A qualidade de vida deu origem a diversos estudos.

Com a preocupação com a qualidade de vida, novas ciências e estudos tiveram início, construindo valores que criam novos paradigmas para os modos de vida que as pessoas levam dentro da sociedade. Assim, temos aspectos diversificados para quantificar a qualidade de vida, como por exemplo:

  • Área de saúde, buscando preservar a integridade física, mental e social das pessoas, buscando manter o controle de doenças e aumentar a expectativa de vida;
  • Área de ecologia, conscientizando o ser humano sobre sua responsabilidade para a preservação do meio ambiente e aproveitamento dos recursos naturais, estabelecendo o conceito de desenvolvimento sustentável;
  • Área de ergonomia, verificando e analisando as condições de trabalho, onde se busca maior conforto para a execução das tarefas;
  • Área de psicologia, buscando estudar a influência das atitudes internas e das perspectivas de vida das pessoas no trabalho e a importância de sua atitude pessoal com relação ao seu desenvolvimento profissional;
  • Área de administração, buscando aumentar a capacidade de mobilizar recursos para atingir resultados nos ambientes profissionais;
  • Área de engenharia, com a elaboração de novas formas de produção, com o uso de tecnologia para organizar o trabalho e manter o controle dos processos.

A conscientização do ser humano com relação à qualidade de vida é o pontapé inicial para a solução de inúmeros problemas enfrentados na sociedade, sendo esta uma forma de melhorar o ser humano como ser integral, intercambiando sua individualidade com o meio ambiente e com a sociedade.

Veja também:
5 dicas para viver mais e melhor
Vida saudável começa por uma boa alimentação
Veja nossas dicas de como cuidar da saúde após os 40 anos

Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação. Adoraria aprender tudo sobre fotografia.
Adicionar a favoritos link permanente.

3 Comments

  1. Pingback:Países mais Amados de 2016 | COMO VIVE MELHOR

  2. Pingback:Depressão: A Grande Vilã da Qualidade de Vida | artigo

  3. Pingback:Dicas para melhorar a sua qualidade de vida | Como Viver Melhor

Deixe seu comentário

  • Publicidade