• Publicidade

Alimentação balanceada para melhorar o sistema imunológico

A alimentação balanceada melhora o sistema imunológico, aumentando a resistência e fazendo frente a doenças e infecções. Quando não temos todos os nutrientes necessários, a produção de anticorpos é reduzida, enfraquecendo a imunidade. Da mesma maneira, precisamos, junto com uma boa alimentação, dormir bem, fazer exercícios e reduzir o estresse, fazendo com que essa combinação nos traga saúde e vitalidade.

Alimentação balanceada

Imagem cortesia de Mikumistock em FreeDigitalPhotos.net

Ao longo do tempo, a alimentação balanceada também nos livra do excesso de colesterol e de triglicérides, ajudando a manter a forma, garantindo longevidade e disposição física.

Uma alimentação balanceada não é difícil de ser feita todos os dias. Basta montarmos um cardápio onde tenhamos alimentos de todos os tipos, como verduras, legumes, frutas, arroz, macarrão, feijão, leite e derivados, açúcar e gordura, atendendo a todas as nossas necessidades nutricionais.

Os alimentos são divididos em alguns grupos alimentares, (veja uma tabela nutricional) cada grupo atendendo uma ou mais necessidade de nosso organismo, devendo todos serem consumidos com frequência, mantendo nosso metabolismo funcionando a pleno vapor e nos trazendo a energia que precisamos em nossas atividades diárias. Quando comemos mais do que o necessário, nosso organismo estoca o excesso; quando comemos menos, temos problemas de desnutrição ou de carência de certos nutrientes. Assim, a dieta balanceada é quem vai ajudar a manter o equilíbrio.

Como se divide a alimentação balanceada

Dividindo a alimentação em seus grupos, definidos por nutricionistas, você poderá entender melhor como fazer uma alimentação balanceada:

1.      Grupo dos carboidratos

A principal fonte de energia são os carboidratos. Neste grupo podemos encontrar os principais alimentos que nos fornecem energia, como batata, macarrão, pães, biscoitos, massas em geral, arroz. Para uma refeição balanceada precisamos ter pelo menos um desses alimentos em nosso prato, todos os dias.

2.      Grupo das vitaminas e minerais

Vitaminas e minerais são nutrientes essenciais para a proteção de nossa saúde e redução de riscos de doenças crônicas. A grande vantagem das vitaminas e minerais é que, se consumidas em excesso, o corpo as elimina naturalmente, não fazendo qualquer mal. Encontramos esses nutrientes em todas as frutas, que também nos fornecem fibras, importantes para os intestinos.

3.      Grupo das fibras

Verduras e legumes são os principais fornecedores de fibras para nosso organismo. Encontramos as fibras em todos os legumes e verduras, que também nos trazem minerais e vitaminas, unindo-se às frutas em seu combate à subnutrição e às doenças – sem falar na imunidade que precisamos manter para combater as doenças e infecções. Devem ser consumidos diariamente, em todas as refeições, e você pode variar todos os dias, dada a grande oferta desses alimentos em todas as épocas do ano.

4.      Grupo de gorduras e minerais

O leite e seus derivados são os principais alimentos para nos trazer o cálcio e gorduras necessárias para nosso organismo. Com o cálcio podemos manter a saúde dos ossos e dos dentes, fortalecendo nossa estrutura óssea e prevenindo principalmente a osteoporose. Além do cálcio e da gordura, o leite e seus derivados também possuem proteínas, formadoras de nossos músculos.

5.      Grupo das proteínas animais

As proteínas são largamente encontradas nas carnes vermelhas e brancas e nos ovos, trazendo também ferro, vitamina B12 e outras vitaminas e minerais. Para manter a musculatura em ordem é preciso comer pelo menos um alimento desse grupo diariamente, sempre dando preferência a carnes magras e preparadas como assados, cozidos ou grelhados.

6.      Grupo das proteínas vegetais

Proteínas também podem ser encontradas em leguminosas, como lentilha, soja, ervilha, grão de bico e feijão. A vantagem das proteínas vegetais é que elas possuem gorduras insaturadas, que não prejudicam nossa circulação sanguínea. As leguminosas são também as responsáveis por vitaminas e minerais com funções antioxidantes, que retardam o envelhecimento.

7.      Grupo das gorduras

Óleos vegetais são parte do grupo das gorduras, que são fonte de energia e necessários por trazerem vitaminas lipossolúveis e antioxidantes. Não se intimide com o nome “gorduras”, elas também são necessárias para nossa sobrevivência.

8.      Grupo do açúcar

Embora o açúcar seja fonte de energia, seu consumo deve ser moderado. Numa alimentação balanceada, ele não pode ser desprezado, embora seja necessário controlar, já que, além de fazer mal em excesso, tem a grande desvantagem de aguçar nosso paladar e fazer com que esqueçamos a alimentação balanceada.

Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação. Adoraria aprender tudo sobre fotografia.
Adicionar a favoritos link permanente.

5 Comments

  1. Pingback:Alimentação balanceada para melhorar o sistema imunológico | Como Melhorar a Saúde

  2. Pingback:Perder barriga: qual é a receita? - Dicas de Emagrecimento

  3. Pingback:Gordura Abdominal: saiba como perdê-la rapidamente e de forma eficaz

  4. Pingback:Aminoácidos Essenciais: Funções e Benefícios - Como Viver Melhor

  5. Pingback:Apostas estéticas aliadas a exercícios físicos no verão - Como Viver Melhor

Deixe seu comentário

  • Publicidade