• Publicidade

Dicas para que você possa ter uma alimentação saudável e melhorar sua qualidade de vida

As escolhas alimentares podem ter uma influência direta na nossa qualidade de vida. No artigo de hoje, falaremos um pouco mais sobre o assunto, e passaremos algumas dicas para que você possa ter uma alimentação saudável.

Selecionar os alimentos corretos para a sua alimentação diária, fará com que você tenha mais controle sobre o seu peso corpóreo e sobre a sua saúde. Há anos, especialistas da área de nutrição vêm batendo na mesma tecla, e ainda assim, a maioria das pessoas ainda não compreendeu a importância de uma alimentação saudável.

A boa nutrição exerce um papel fundamental na prevenção e redução do risco de doenças crônicas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), há um conjunto de fatores de risco responsável pelo aparecimento de doenças crônicas que está diretamente relacionado com a má alimentação, o excesso de álcool e de gorduras saturadas.

A ciência da nutrição é capaz de identificar determinados compostos em alimentos que influenciam direta e positivamente os processos orgânicos. Diversos pesquisadores têm se dedicado ao estudo dos benefícios dos alimentos na prevenção de doenças cardiovasculares, osteoporose, Mal de Alzheimer e até do câncer.

É preciso deixar claro, contudo, que não existe nenhum alimento mágico capaz de garantir a manutenção da saúde. O que existe são alimentos funcionais e alimentos com propriedades nutritivas maiores do que outros.

Para manter uma dieta mais equilibrada e conquistar objetivos específicos, o ideal é consultar um nutricionista. O nutricionista é o profissional mais indicado para dizer o que você pode e o que você não pode comer com base em um cálculo funcional, que leva em consideração o peso e a altura do paciente.

Como manter uma alimentação saudável

Quem está acostumado a comer o que quer a vida inteira, irá encontrar algumas dificuldades ao tentar manter uma alimentação saudável.  No entanto, é preciso ter foco e força de vontade para mudar os hábitos.

O primeiro passo para uma alimentação saudável, é cortar os excessos. O excesso de sal e açúcar é extremamente prejudicial para a nossa saúde. Além disso, eles não oferecem nenhum nutriente para o nosso organismo e contribuem para o ganho de peso.

Alimentos como frituras, doces, chocolates, enlatados e industrializados devem ser evitados. Dê preferência para os alimentos naturais, e para os sucos naturais, de preferência, sem açúcar.

Tomar bastante água também pode ajudar. Pode parecer clichê, mas a água é essencial para o bom funcionamento do nosso organismo. Além de manter o corpo hidratado, a água contribui para a sensação de saciedade, auxiliando no processo de emagrecimento.

Os sucos detox também podem ser inclusos na sua dieta. Esses sucos ficaram famosos nos últimos anos através das celebridades e blogueiras fitness que prezam por uma alimentação saudável.

O suco detox ajuda a eliminar as toxinas do corpo e contribui para evitar problemas como a retenção de líquidos. Por eliminar as toxinas nocivas ao nosso organismo, o suco detox reduz a sensação de inchaço abdominal.

Sempre que possível, procure comprar verduras, legumes, hortaliças e frutas frescas. Os produtos vendidos nos supermercados costumam contar com uma grande quantidade de agrotóxicos.

Comprando diretamente do produtor, em uma feira, por exemplo, você garante que o alimento foi produzido de forma adequada e que não oferece nenhum risco para a sua saúde.

Manter uma alimentação saudável tem uma relação direta com a melhoria da qualidade de vida. A partir do momento em que você começa a consumir os alimentos adequados, seu corpo adquire mais energia e disposição para a prática de exercícios.

Uma alimentação saudável é sinônimo de bem estar e qualidade de vida. Mude seus hábitos e faça dessa a sua realidade!

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe seu comentário

  • Publicidade