• Publicidade

5 alimentos que devemos evitar para manter a saúde

Veja uma lista com 7 alimentos que devemos evitar para manter a saúde e a qualidade de vida.

alimentos que devemos evitar

Imagem cortesia de iosphere em FreeDigitalPhotos.net

Comemos para sobreviver, para manter a saúde e para termos energia para as atividades físicas, além de, naturalmente, capacidade intelectual para entender e vivenciar os momentos de nossas vidas. Mas existem alimentos dos quais não precisamos e que estão aí só para atender um desejo instantâneo de gula ou matar a ansiedade ou mesmo satisfazer uma necessidade que pensamos sentir.

Vamos ver, neste artigo, alimentos que devemos evitar ou reduzir ao máximo em nossa alimentação, para manter nosso organismo com a saúde necessária para tudo o que devemos fazer:

1. Frituras
As frituras – e aí incluímos os salgadinhos, batatas fritas e até mesmo os bifes – são feitos em óleos que acabam se tornando rançosos na presença do oxigênio, devido principalmente à alta temperatura em que são colocados. A ingestão de alimentos fritos pode causar inflamações, agravar problemas cardíacos e até mesmo causar o câncer e artrite. Além disso, as frituras são os alimentos mais calóricos que existem e, não por acaso, estão no topo da lista de alimentos que devemos evitar.

2. Doces
Açúcar demais faz mal, todos sabem disso. O que não sabemos é que o açúcar para ser digerido, utiliza vitaminas e minerais de outros alimentos, ou mesmo das reservas de nutrientes de nosso corpo. O açúcar refinado, além de conter grande quantidade de calorias, contribui para o acréscimo de gorduras, pode irritar a mucosa do tubo digestivo e até causar a formação de cálculos na vesícula biliar, sem se esquecer que está intimamente relacionado à diabetes.

3. Sódio
Mais conhecido como sal, é um ingrediente essencial para nossa alimentação, mas deve ser utilizado com parcimônia. O excesso de sal pode acumular líquidos no organismo e reter toxinas, além de também ser responsável por alteração na pressão sanguínea, problemas renais, arritmia e podendo chegar ao infarto. O sódio é muito utilizado nos alimentos industrializados para sua conservação e, quando comemos, por exemplo,  qualquer lasanha pré-pronta, estamos na verdade dando um veneno ao nosso coração.

4. Gordura animal
As carnes vermelhas são ricas em proteínas e, como tal, necessárias ao nosso organismo para a formação da massa muscular. Acontece que também carregam gorduras trans saturadas, que contribuem para problemas cardiovasculares e sobrepeso, principalmente porque acabamos comendo mais do que é devido. Um belo churrasco pode ser uma excelente confraternização, mas não é tão saudável quanto pensamos. As carnes devem ser escolhidas magras e nunca serem fritas, e sim assadas ou grelhadas, para eliminar ao máximo as gorduras trans.

5. Farinha de trigo refinada
Infelizmente esquecemos como o trigo integral faz bem. Para criar bolos mais fofos e macios e para comer um pãozinho crocante, com o miolo branco e quentinho, trocamos a farinha integral pela refinada, que serve para todos os alimentos feitos com farinha: bolos, tortas, pães, pizzas. A farinha de trigo refinada é pobre em nutrientes e acaba agindo no organismo do mesmo jeito que o açúcar, ou seja, aumenta os triglicerídeos, cria risco de diabetes e obesidade e acaba não tendo as fibras necessárias para limpar nossos intestinos.

A lista de alimentos que devemos evitar é bem mais extensa e embora possua alguns alimentos que não possam ser totalmente evitados, devem ser reduzidos drasticamente da nossa alimentação. Pense nisso.

Veja também:
Alimentos polêmicos que podem ser benéficos
Alimentos saudáveis ou nem tanto assim
Alguns alimentos saudáveis que merecem cautela

Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação. Adoraria aprender tudo sobre fotografia.
Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe seu comentário

  • Publicidade