• Publicidade

Veja as funções e os benefícios dos aminoácidos essenciais

Os Aminoácidos Essenciais são necessários para a síntese da proteína de nosso corpo. Levando em consideração que a ideia básica de vida é a junção de água e proteína (Teoria dos Coacervados), então, estas substâncias são parte responsável da manutenção da vida do homem. Existem 20 aminoácidos essenciais ao nosso organismo, mas afinal o que são essas substâncias? Inicialmente vamos explicar o que são aminoácidos essenciais, depois iremos passar uma visão sobre as funções destes e por último encerrar com os benefícios dos aminoácidos essenciais para nossa saúde.

O que são aminoácidos essenciais?

O ser humano necessita de dois grupos de aminoácidos, os “essenciais” e os “não essenciais”. Os aminoácidos “não essenciais” são aqueles que nosso próprio corpo produz, não tendo a necessidade de adquiri-los através de ingestão externa.

Os aminoácidos essenciais, por sua vez são aqueles que nosso corpo não é capaz de sintetizar auto suficientemente, necessitando da ingestão de alimentos que contenham estas substâncias para obtê-los.

Funções dos aminoácidos essenciais

Dentre as funções mais conhecidas dos aminoácidos essenciais para nosso corpo estão:

  • Arginina: Responsável pela desintoxicação de nosso organismo de uma forma geral.
  • Glicina: Funciona basicamente como reguladora de nosso cérebro e também no funcionamento de nossos tecidos musculares.
  • Lisina: Componente essencial para a formação de glóbulos brancos.
  • Metionina: Tem ação efetiva no funcionamento dos rins e na filtragem do sangue.
  • Ácido Aspártico: Auxilia na proteção de nosso cérebro bem como de suas funções e transmissões de sinais.
  • Fenilalanina: Importante aliada de todo nosso organismo, agindo direto na nossa glândula tireoide.

Além desses existem outros 14 aminoácidos essenciais, que são: a Valina, a Leucina, a Prolina, a Isoleucina, o Triptofano, a Alanina, a Asparagina, a Glutamina, a Treonina, a Cisteína, a Serina, a Tirosina, a Histidina e o Ácido Glutâmico, sendo este último o principal responsável pelo abastecimento de energia ao nosso sistema nervoso central.

Benefícios dos aminoácidos essenciais

É fundamental ressaltar que todos estes 20 aminoácidos são necessários para qualquer ser humano, sem exceção. Alguns aminoácidos inclusive recebem a classificação de condicionalmente essencial, pois somente são necessários em fases da vida, como na fase de crescimento, por exemplo.

Estes 20 aminoácidos essenciais são de fácil obtenção, sendo os produtos de origem animal os maiores fornecedores deles. Carne bovina, aves e peixe possuem os 20 aminoácidos essenciais, existem também alguns vegetais que os possuem, como a soja, por exemplo.

Os benefícios dos aminoácidos para o organismo são de diversas naturezas, desde o controle do sistema imunológico até o aumento da massa muscular para a prática esportiva.

A ingestão de Leucina, por sua vez, está ligada diretamente a regulação, controle, manutenção e perda de peso, assim como a Treonina, responsável pela reparação e prevenção de todo nosso sistema digestivo.

Até na alegria de viver os aminoácidos estão ligados. Sim, não é sensacionalismo não, um dos aminoácidos, o Triptofano é responsável pela produção de serotonina e ainda a Cistenina, que tem como função principal o crescimento dos cabelos e unhas.

Conclusão

Essas substâncias essenciais são obtidas de forma simples, dentro da nossa dieta e contribui com o bom funcionamento de todo nosso organismo.

Dietas radicais e restritivas que cortam proteínas são prejudiciais ao corpo, tendo em vista que esses aminoácidos são obtidos através da ingestão de alimentos de origem animal ou vegetal.

O nosso corpo libera as quantidades excessivas de aminoácidos essenciais, sendo raras as constatações de desequilibro entre estes.

Por fim…

O que achou deste artigo? Conseguiu entender um pouco mais sobre os benefícios dos aminoácidos essenciais? Compartilhe em suas redes sociais, compartilhe com seus amigos.

Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação. Adoraria aprender tudo sobre fotografia.
Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe seu comentário

  • Publicidade