• Publicidade

Veja as causas os sintomas e os tratamentos da Apneia do Sono

apneia do sono

Imagem cortesia de photostock em FreeDigitalPhotos.net

A apneia do sono é considerada uma doença que tem como característica principal a interrupção total ou parcial da respiração enquanto dormimos. Esta parada no fluxo da respiração é geralmente curta e acontece por diversas vezes enquanto dormimos.

Antigamente era conhecia como SAOS (Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono) e nos últimos anos ganhou uma nova denominação e passou a ser conhecida como SAHOS (Síndrome da Apneia/Hipopneia Obstrutiva do Sono), isso por que foi considerada a interrupção parcial da respiração também como apneia do sono.

Problemas atrelados com a oxigenação sanguínea e do cérebro são as principais consequências que pessoas com a apneia do sono sofrem. Veja a seguir: causas, sintomas e tratamento da Apneia do Sono.

Causas da Apneia do Sono

Existem mais de 25 causas relacionadas ao surgimento da Síndrome da Apneia/Hipopneia Obstrutiva do Sono), aqui vamos enumerar as 6 principais. É interessante entender que a apneia do sono acomete em 1 de cada 3 pessoas no Brasil, ou seja, não é uma doença não tão rara assim.

As principais causas estão ligadas diretamente ao estilo de vida, que são elas:

  • Cigarro -> O hábito de fumar aumenta em 68% a chance de uma pessoa desenvolver a apneia do sono.
  • Problemas nasais -> Resfriados e gripes recorrentes, assim como renites aumentam a probabilidade do desenvolvimento da apneia.
  • Obesidade -> Estar acima do peso provoca alterações no espaço para o transporte do ar pelas vias aéreas.
  • Consumo excessivo de álcool -> principalmente se feito de forma contínua e em horas antes de dormir.
  • Consumo de comidas gordurosas -> consumir comidas gordurosas depois das 19h.
  • Falta de atividade física -> a falta da atividade física provoca a apneia do sono pela falta dificuldade de oxigenação do cérebro.

Sintomas da Apneia do Sono

A primeira aparição do sintoma é mais comum em homens do que em mulheres, é o ronco intenso. Isso gera um cansaço logo ao acordar, muito em função do esforço físico despendido durante a noite de sono.

Esta sensação de cansaço é um sintoma que quem possui a apneia do sono carrega o dia todo. Isso trás como consequência a falta de atenção para atividades cotidianas, bem como a dificuldade de manter-se alerta durante todo o dia.

Pessoas que possuem a apneia do sono, já iniciam a manhã com uma dor de cabeça intensa (devido à falta de oxigenação do cérebro) e demonstram fácil irritabilidade.

Além de todos esses sintomas, o sono frequente é um sintoma que merece atenção, pois este já se mostra em pessoas que sofrem da apneia do sono durante um tempo prolongado.

Para quem é hipertenso, a dificuldade da regulação do nível da pressão arterial é recorrente, assim como em quem é diabético o nível de controle da glicemia também torna-se um pouco mais dificultoso.

Tratamento da apneia do sono

As atitudes mais comuns em relação ao tratamento desse distúrbio do sono são:

  1. Redução e até a eliminação total do consumo de cigarro, álcool e outros tipos de drogas (como medicamentos pesados).
  2. Ao acordar durante a noite com sensação de sufocamento, procurar dormir deitado de lado (de preferência para o lado esquerdo).
  3. Dieta balanceada em fibras e potássio. A redução de peso pode trazer melhoria significativa na hora do sono.
  4. Exercícios, com o acompanhamento de um fisioterapeuta com formação específica, para o fortalecimento da região do pescoço.

Conclusão

A apneia do sono tem tratamento sim e em casos mais graves, basta procurar um médico especializado para realizar uma polissonografia. Como quase todas as complicações que acometem o ser humano, uma vida regrada e alimentação saudável, em casos leves, são mais do que suficientes para reverter o quadro.

Por fim…

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais, pois podem ter amigos seus passando por dificuldades relacionadas à apneia do sono.

Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação. Adoraria aprender tudo sobre fotografia.
Adicionar a favoritos link permanente.

Um Comentário

  1. Pingback:Apneia do Sono: Causas, Sintomas e Tratamentos – Como Viver Melhor | Saúde em alta

Deixe seu comentário

  • Publicidade