• Publicidade

Veja essas dicas para deixar o arroz mais saudável e apetitoso

Ao lado do feijão, o arroz é um dos alimentos mais comuns na mesa do brasileiro.

Por mais que o cardápio varie, a presença do arroz ao longo da semana é bem constante. E esse hábito é ótimo, pois esse cereal é uma das melhores fontes de carboidratos, nutrientes que jamais devem ser negligenciados em uma dieta alimentar favorável ao bom funcionamento do organismo.
O preparo do arroz abrange variadas receitas criadas ao redor do globo. No entanto, existem determinadas particularidades quanto ao modo de preparo que podem minar os tradicionais benefícios proporcionados por esse tipo de grão. Acrescentar um toque especial ao aroma do prato é importante, mas também é preciso ter cautela e sabedoria.

 

Arroz mais apetitoso

A seguir, acompanhe 7 dicas para deixar o arroz mais apetitoso e saudável.

Acrescente brócolis

A mistura de brócolis nas massas sempre gera elogios dos comensais. Porém, esses vegetais também podem se tornar incrivelmente saborosos quando associados ao preparo do arroz. Para isso, basta cozinhá-los em conjunto. Desse modo, todos os nutrientes contidos no vegetal, como cálcio, vitamina C, magnésio, fibras, ferro, e ácido fólico são liberados e mantidos na água usada para o cozimento.

Adicione cenoura

A adição de cenoura durante o cozimento do arroz é um clássico. Além de mais saudável, assim como o brócolis a cenoura deixa o arroz bem mais nutritivo. No caso desse legume, o arroz passa a ser enriquecido em betacaroteno, fibras, e vitamina A, apenas para citar alguns nutrientes.

Prepare com ervilhas

As ervilhas podem ser encaradas como substitutas naturais do feijão. De acordo com os nutricionistas, as propriedades de ambos são idênticas. Contudo, é importante salientar que essas características advêm da versão in natura das ervilhas, pois quando os grãos são submetidos a conservas, como as industrializadas seletas, ocorre uma considerável perda das propriedades.  Além disso, do mesmo modo que o feijão, quando misturadas ao arroz as ervilhas ajudam a complementar os 20 aminoácidos essenciais ao organismo.

A adição de ervilhas no arroz também se mostra extremamente útil para agradar as crianças, que ainda estão em uma fase delicada quanto ao desenvolvimento do paladar. Como as ervilhas acabam colorindo o prato, isso pode servir de estímulo para que elas criem o hábito de consumir um cardápio mais verde e saudável.

Cuidado com os frios

Saber preparar o arroz também inclui o que não se deve fazer. Os frios, por exemplo, embora concedam um tom colorido ao prato são ricos em sódio, gordura saturada, e em uma série de compostos conservantes. Diante disso, inseri-los está longe de ser uma alternativa saudável. Não vale a pena se enganar pelo aspecto colorido.

Moderação com o arroz carreteiro

Tradição entre muitas cidades brasileiras, o arroz carreteiro, de fato, é dono de um sabor irresistível. Entretanto, a receita agrega elementos que, em excesso, podem ser altamente perigosos para o corpo. Mesclar bacon, linguiça, e carne seca em um mesmo prato transforma-o em um composto altamente calórico, rico em gordura saturada, além de repleto de sódio e proteína. O ideal é optar por apenas um dos três elementos citados. Mesmo assim, deve-se ter bastante moderação durante o consumo do respectivo prato.

Aproveite o arroz à grega

Ao contrário do arroz que acompanha frios, o arroz à grega produz um colorido todo saudável. Essa receita combina diversos elementos saborosos e nutritivos, como as já mencionadas cenoura e ervilha.

O bom e velho arroz com cebola e alho

Receitas mais simples também podem enriquecer o arroz, nutritivamente falando. A cebola e o alho, por exemplo, são os temperos mais básicos usados para preparar arroz. Crus, ambos apresentam alta concentração de flavonoides, um importante composto antioxidante.

E para quem não sabe, é possível refogar a cebola e o alho sem óleo, apenas com água.

Veja também:
Veja alternativas para substituir o jantar e manter uma dieta saudável
Veja nossas dicas para deixar sua sopa mais saborosa e nutritiva
Arroz com limão siciliano
Receitas Maravilhosas Para Congelar

Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação. Adoraria aprender tudo sobre fotografia.
Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe seu comentário

  • Publicidade