• Publicidade

Alimentos que ajudam a suavizar o problema da artrite

Bem dolorosa, a artrite é um daqueles problemas de saúde com os quais o indivíduo deve se acostumar a conviver pelo resto da vida. As dores podem atingir graus leves e moderados, até alcançarem patamares lancinantes e insuportáveis. Sem cura, quem sofre com a doença, caracterizada por uma profunda inflamação nas articulações deve tentar controlá-la diariamente.

Cabe ressaltar que o monitoramento de um médico especialista no tratamento da artrite é fundamental para que seja possível conquistar uma qualidade de vida satisfatória. Nesse contexto, vale a pena enfatizar os cuidados com os ingredientes que compõem a mesa. Isso porque alguns alimentos podem inibir a evolução dos processos inflamatórios que acometem as articulações.

Basicamente, se você tem artrite, a primeira recomendação dos nutricionistas é manter o foco sobre alimentos ricos em ômega 3. Conheça algumas ótimas opções para incrementar o aroma dos pratos e acrescentar uma dose extra de vitalidade ao seu cotidiano.

Diminuindo os sintomas da artrite

Conheça alguns alimentos e óleos que ajudam a diminuir os problemas causados pela artrite.

Chia (Veja outros benefícios dessa semente)
Proveniente do território mexicano, a chia é uma semente que rapidamente conquistou o paladar de milhares de pessoas ao redor do mundo. Talvez, “conquistou” não seja o termo adequado, já que nem todos apreciam muito o sabor proporcionado pela chia. Entretanto, o fato é que se trata de uma das melhores descobertas no que tange à contribuição para o equilíbrio do organismo. Daí os bons resultados obtidos por aqueles que experimentaram e insistiram em manter a chia no cardápio.
Dentre outros nutrientes preciosos para o corpo, a chia é rica em ferro, cálcio, magnésio, e, é claro, em ômega 3. O interessante é que ela pode ser encontrada em grãos integrais, que por sua vez também costumam ser utilizados para preparar um óleo. Além disso, existe a farinha de chia. Seja qual for a escolha, esteja certo de que você está consumindo um alimento amigo do estômago e que ainda promove o fortalecimento dos mecanismos de defesa do organismo, propicia o aumento da saciedade corporal, e ajuda a evitar enfermidades que possam vir a se desenvolver no sistema cardiovascular.

Salmão
Como vem sendo relatado por diversos meios de comunicação já há algum tempo, o salmão (e outros peixes que habitam águas frias, como o atum) é uma das melhores fontes de ômega 3, que ajuda a diminuir significativamente a quantidade de inflamações que poderiam ser geradas no interior do organismo.
Não bastasse a imensa contribuição do salmão para o controle dos efeitos proporcionados pela artrite, esse peixe também é um agente que atua contra a elevada concentração de colesterol na corrente sanguínea. Some-se a isso os benefícios proporcionados pelo peixe no que diz respeito à diminuição dos típicos sinais exibidos pelas mulheres durante a fase pré-menstrual e a menopausa.

Óleo de soja
A seleção correta dos melhores óleos na hora de regar a salada também é uma medida preventiva contra as inflamações da artrite e, consequentemente, contra as dores inevitáveis.
O óleo de soja é uma boa alternativa, pois além de conter doses generosas de ômega 3, também é rico em ômega 6. De uma forma geral, vale destacar que esse tipo de óleo ajuda a aprimorar as funções executadas pelo sistema imunológico, inibe a ação danosa (que pode redundar em câncer) efetuada pelos chamados radicais livres, e ainda presta uma valiosa proteção ao sistema cardiovascular.

Óleo canola
Assim como o óleo de soja, o óleo canola também contém boa concentração tanto de ômega 3 quanto de ômega 6, que juntos formam uma verdadeira barreira protetora para o coração.
Outro elemento importante do óleo canola é a vitamina E, nutriente antioxidante imprescindível para eliminar os radicais livres, além de desacelerar o processo natural de envelhecimento das células.

Veja também:
Conheça 5 poderosos alimentos para fortalecer os ossos
Conheça alguns alimentos ricos em Ômega 3
Mudar hábitos é fundamental para melhorar a qualidade de vida

Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação. Adoraria aprender tudo sobre fotografia.
Adicionar a favoritos link permanente.

Um Comentário

  1. Pingback:Alimentos que ajudam a manter a saúde - Como Viver Melhor

Deixe seu comentário

  • Publicidade