• Publicidade

Benefícios do azeite de oliva para a saúde

O azeite de oliva é o produto retirado da azeitona, fruto da oliveira. Trata-se de um alimento usado há milênios pela humanidade, tendo seu início na Ásia Menor. A história nos dá conta que os fenícios, em 1600 antes de Cristo, já comercializavam o azeite de oliva pelo Mediterrâneo e, no século 4 AC, o produto começou a ganhar mais relevância entre os povos que habitavam os países dessa região.

O azeite de oliva, desde aquela época, é considerado como ouro líquido, estando entre o alimentos essenciais para a manutenção da saúde. Ingrediente necessário para a maior parte dos pratos da dieta mediterrânea, o azeite de oliva pode reduzir em até 30% o risco de doenças cardiovasculares, segundo estudos científicos, aumentando o bom colesterol, o HDL, e reduzindo o mau colesterol, o LDL.

Essa propriedade do azeite de oliva acontece graças a presença de antioxidantes e gorduras monoinsaturadas da essência, ajudando ainda a proteger o cérebro e os ossos, combatendo o diabetes e auxiliando no processo de emagrecimento.

Benefícios do azeite de oliva.

O azeite de oliva é rico em calorias (cerca de 900 por 100 gramas), sendo uma excelente fonte de gorduras, ácidos graxos monoinsaturados, polifenóis, triglicérides estéreis e ômega 3. Com suas substâncias, o azeite de oliva traz os seguintes benefícios para a saúde humana:

  • Previne doenças cardíacas, ajudando na redução do mau colesterol e propiciando o incremento do bom, desbloqueando as artérias e eliminando as placas. Desta forma, ajuda a reduzir a coagulação do sangue, mantendo o coração com seu funcionamento dentro dos padrões do indivíduo;
  • Previne diversos tipos de câncer, por ser rico em ômega 3, reduzindo a taxa de crescimento de células cancerosas, reduzindo a mutação das células e evitando que os radicais livres ataquem o DNA, uma das principais causas de câncer;
  • Previne o envelhecimento precoce, trazendo benefícios através dos antioxidantes, como vitaminas A e E, que ajudam no combate aos radicais livres, responsáveis pelos danos às células da pele. Também possui propriedades anti-inflamatórias, podem reduzir as rugas e o envelhecimento da pele. O azeite de oliva pode ser usado como hidratante, ajudando a formar uma camada protetora para a pele;
  • Previne danos capilares, sendo bastante utilizado para cabelos secos e no tratamento do couro cabeludo. O azeite de oliva também ajuda contra a caspa e as pontas duplas e, fazendo massagem no couro cabeludo, acelera o crescimento dos cabelos, deixando-os maios e brilhantes;
  • Previne doenças cerebrais, principalmente a perda de memória na Terceira Idade, através de suas gorduras monoinsaturadas, que reduzem os problemas de déficit cognitivo.

Para usufruir de todos os benefícios do azeite de oliva é necessário apenas o consumo de 3 colheres de sopa por dia, em saladas e pratos cozidos, preferencialmente sendo colocado após o preparo, para que mantenha todas as suas características naturais. O azeite de oliva, desta forma, pode ser considerado mesmo um ouro líquido, mantendo o equilíbrio do sistema nervoso e trazendo a saúde tão necessária ao ser humano.

Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação. Adoraria aprender tudo sobre fotografia.
Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe seu comentário

  • Publicidade