• Publicidade

Café da manhã saudável para um dia perfeito

Um café da manhã saudável está associado à saúde e à vitalidade. Por ser a primeira refeição do dia, depois de uma noite de sono, o café da manhã deve ser também a refeição mais importante, já que é ela quem acorda o corpo, fornecendo energia e nutrientes para encarar as atividades do dia.

Café da manhã saudável

Imagem retirada do GOOGLE

Enquanto estamos dormindo, o nosso corpo trabalha digerindo os alimentos da nossa última refeição. Ao acordarmos, a primeira coisa que devemos fazer é quebrar o jejum imposto pelo sono, colocando mais glicose no sangue para dar força aos músculos e energia ao cérebro, reabastecendo nossa máquina de viver.

Ao perdermos a primeira refeição do dia, o organismo irá começar a drenar nossas energias, buscando inclusive o que está armazenado em nossos músculos, fazendo com que sintamos cansaço e sonolência. Ao mesmo tempo, quando não fazemos um café da manhã saudável, temos tendência a comer mais do que precisamos no restante do dia, o que pode nos levar à obesidade.

Bons alimentos para um café da manhã saudável

Escolha bons alimentos para ter um café da manhã saudável. Ele deve conter alimentos energéticos para suprir as necessidades nutricionais para começar bem o dia.

Comece o seu café da manhã com um copo de suco ou uma fruta, um alimento que serve para acostumar seu estômago depois do jejum e abrir o apetite para o restante dos alimentos. Com o suco ou fruta você recebe fibras, vitaminas e minerais para fortalecer o seu sistema imunológico.

O café da manhã também precisa conter carboidratos, para fornecer energia mais rapidamente, e esse alimento você encontra em pães, bolos e biscoitos. Mas, tenha atenção: para poder aproveitar melhor os carboidratos, tenha sempre pão integral ou bolos e biscoitos feitos com cereais integrais. Não só terá mais energia como terá mais saciedade e por mais tempo, além de fornecer ao seu intestino as fibras necessárias para uma boa digestão, mantendo seu trato intestinal funcionando corretamente.

Cálcio, uma das mais importantes substâncias para nosso organismo, necessário para os ossos e dentes, você vai encontrar no leite e seus derivados, podendo inserir no seu café da manhã na forma de queijo tipo minas ou iogurte. Se você tiver algum problema de excesso de peso, prefira os produtos derivados de leite desnatados, que apresentam a mesma quantidade de cálcio, sem lhe trazer mais calorias.

Para finalizar seu café da manhã saudável, acrescente um pouco de proteína, ajudando seus músculos a ficarem mais fortes, suportando mais as intensas atividades que vai enfrentar no seu dia. Ovos mexidos é uma boa opção para isso, mas você também pode encontrar proteínas em algumas frutas, como o abacate, por exemplo, podendo variar durante a semana. Afinal, ovos mexidos todo santo dia é meio cansativo e excessivo – os médicos recomendam o consumo de ovos no máximo 3 vezes por semana.

Veja que não é tão complicado fazer um café da manhã saudável. Faça isso todos os dias, tendo o tempo necessário para fazer uma boa refeição, com tempo, sem pressa, sem correria. Esses minutos do café da manhã farão seu dia muito melhor.

Veja também:
Alimentos que ajudam a manter a saúde
Benefícios da aveia e como acrescentá-la ao cardápio
SUBSTITUTO DE REFEIÇÃO

Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação. Adoraria aprender tudo sobre fotografia.
Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe seu comentário

  • Publicidade