• Publicidade

Café da manhã para começar bem o dia

O brasileiro, ao contrário de outros povos, não dá tanta importância ao café da manhã, muitas vezes comendo algo rapidamente ou tomando um suco ou uma xícara de café, sem se preocupar em reforçar sua alimentação neste que é o horário mais importante para se começar bem o dia.

Casal jovem tomando café da manhã

Imagem cortesia de Ambro em FreeDigitalPhotos.net

Você deve ter ouvido falar sobre a importância do café da manhã, mas certamente não sabe que ele deve ser a mais importante refeição do dia. Pela manha, estamos acordando de uma noite de sono, tendo um intervalo muito grande desde a última refeição. Nosso corpo, mesmo descansando, está em jejum desde o jantar ou do último lanche do dia anterior, e precisa terminar bem esse jejum.

O café da manhã deve conter, portanto, alimentos que preparam o seu corpo, fornecem energia e se tornam o combustível que seu organismo precisa para pensar, para trabalhar e exercer todas as suas atividades com vitalidade e força.

Como fazer um café da manhã saudável

Para começar bem o seu dia, o café da manhã deve ser o mais saudável possível, sendo composto de alimentos variados, juntando alguns grupos alimentares essenciais para fornecer energia e vitalidade.

O café da manhã precisa ter alimentos como sucos e frutas, iogurtes ou leite, torradas ou pães e bolos, em quantidade suficiente para que seu estômago sinta-se satisfeito, que você tenha a sensação de saciedade, conseguindo a energia e os nutrientes que seu metabolismo vai trabalhar até a próxima refeição.

Quando você consome vitaminas, sais minerais, fibras e proteínas no seu café da manhã, você começa bem o dia. Se deixa de lado esta refeição, você dificilmente poderá suprir o restante de necessidades nutricionais no seu dia para se manter em atividade.

Veja a importância das fibras no café da manhã, por exemplo: você irá comer menos durante o dia, evitando a obesidade, dando ao seu intestino o necessário para trabalhar com a digestão. E você sabe que evitar a obesidade faz bem para a circulação sanguínea e ajuda a combater o diabetes.

Acostumar-se com um bom café da manhã, com alimentos variados e saudáveis também vai ajudar no seu comportamento e no seu estilo de vida durante o dia, dando condições de participar de todas as atividades com vontade, com determinação e com vigor.

Não tenha pressa no café da manhã

Levantar-se no horário, preparar o café da manhã e ter o tempo necessário para comer devagar, sem pressa, é algo que a maior parte das pessoas não costuma fazer. Se você não tem condições de preparar a mais importante refeição do dia pela manhã, faça-o antes de dormir, deixe o máximo possível preparado, mesa posta, xícaras e pratos prontos, levando menos tempo quando acordar.

Assim, o tempo que lhe sobrar – se é que sobra tempo na correria de se preparar pela manhã, seja para o trabalho ou para a escola – poderá ser melhor saboreado, sem tanta pressa, mastigando bem os alimentos e acumulando os nutrientes necessários para ter um bom dia de trabalho ou de estudos.

Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação. Adoraria aprender tudo sobre fotografia.
Adicionar a favoritos link permanente.

2 Comments

  1. Pingback:Café da manhã para começar bem o dia – Como Viver Melhor | Saúde em alta

  2. Pingback:Dieta para emagrecer - Como Viver Melhor

Deixe seu comentário

  • Publicidade