• Publicidade

Montando o seu cardápio semanal saudável

Vamos falar um pouco sobre alimentação saudável e você verá que preparar um cardápio semanal saudável e levar uma vida com mais saúde e energia não é tão complicado assim. Havendo um pouco de organização, se alimentar bem é mais fácil do que parece.

Cardápio semanal saudável

Imagem cortesia de holohololand em FreeDigitalPhotos.net

Muita gente busca seguir uma alimentação saudável, não somente pela questão de estética, para não engordar, mas também pela questão de saúde e da qualidade de vida. No entanto, para determinadas pessoas isso é muito complicado, principalmente devido às condições de trabalho, que não oferecem o tempo necessário para preparar as refeições, acabando por comer em restaurantes ou fazendo em casa o que seja mais prático.

Montando o seu cardápio semanal saudável

Uma boa dica para você é aproveitar o domingo para montar o cardápio semanal, fazendo as compras que precisa. O seu cardápio precisa contar com todos os ingredientes necessários para a manutenção da saúde. Desta maneira, não pode faltar em sua compra, para a preparação de saladas:

  • Legumes e verduras, que podem variar entre folhas, como alface, escarola, rúcula, agrião, almeirão, etc.;
  • Legumes que possam ser consumidos crus, como nabo, beterraba, rabanete, cenoura, etc.;
  • Legumes para serem cozidos, como batata, batata doce e outros.

O prato principal do seu cardápio deve sempre conter alguma proteína, que você vai obter de carne, frango, peixe ou ovos. Para isso, você pode apresentar preparações diferentes, modificando os pratos durante a semana.

Para o prato base de sua refeição, você vai precisar de carboidratos, para lhe trazer a energia necessária e, para isso, conte com feijão, cevadinha, lentilha, grão de bico, mandioquinha, etc.

Lembre-se que, para montar um cardápio semanal saudável, você precisa manter equilíbrio na ingestão de alimentos e nutrientes. Assim, evite repetir muito o mesmo alimento durante a semana, criando pratos diferentes, com cores diferentes, compondo um cardápio também alegre.

Alimentos que não podem faltar no seu cardápio semanal saudável

Veja os alimentos que não podem faltar no seu cardápio semanal:

  • Saladas a base de folhas e vegetais variados;
  • Você pode substituir algumas vezes o arroz branco pelo integral;
  • Pelo menos duas vezes por semana alimente-se de peixes e carnes brancas;
  • Não deixe de incluir leguminosas e amêndoas.

Alimentos que você deve evitar no seu cardápio semanal saudável

Evite comer alimentos gordurosos, frituras, embutidos ou preparações que levem muito óleo ou manteiga, carnes gordurosas, pele de frango, queijos amarelos e cremosos, doces em excesso e produtos feitos com farinha refinada.

Conserve os alimentos de seu cardápio semanal saudável a semana toda

Se você está seguindo a orientação e preparando seu cardápio semanal no domingo, vale lembrar que as frutas, legumes e verduras devem ser conservados sob refrigeração retardando o processo de deterioração e garantindo sua qualidade por mais tempo.

A temperatura ideal para conservação desses alimentos é em torno de 10 graus centígrados, evitando temperaturas mais baixas que possam queimar as folhas e provocar manchas nas frutas. Coloque esses alimentos da parte inferior da geladeira, geralmente nas gavetas, onde se conservam por mais tempo.

As carnes precisam ser congeladas e você pode preparar os pratos com antecedência antes do congelamento, mantendo a qualidade dos pratos feitos.

Saiba das vantagens de preparar o seu cardápio semanal saudável

Fazendo o que estamos sugerindo você terá muitas vantagens durante a semana, podendo manter sua saúde equilibrada e seu organismo em ordem:

  • Variando na preparação dos pratos, você terá um cardápio semanal bastante diversificado, podendo se alimentar bem melhor sem repetir os alimentos;
  • Você faz economia ao preparar com antecedência os alimentos, sabendo o que vai comer e tendo todos os ingredientes sem precisar retornar ao supermercado;
  • Você economiza tempo durante a semana, não precisando preparar todos os dias sua alimentação, a não ser as saladas e os carboidratos, deixando mais tempo para outras atividades;
  • Você pode manter sua dieta equilibrada sem recorrer a lanches ou comidas industrializadas, fugindo também das diversas tentações;
  • Você não irá desperdiçar os alimentos, comprando sempre somente o necessário para o seu cardápio;
  • Você terá mais saúde e vitalidade, não precisando entrar em dietas de emagrecimento restritivas e sofridas.

Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação. Adoraria aprender tudo sobre fotografia.
Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe seu comentário

  • Publicidade