• Publicidade

Siga estes 7 passos e elimine a acne de uma vez por todas

Que atire a primeira pedra aquele que nunca teve nenhuma espinha sequer, ou nunca se desesperou para eliminar a acne, seja do rosto, das costas, dos ombros ou do colo. Dependendo da região, é fato que essas bolinhas danadas costumam chamar bastante atenção, além de causar marcas e manchas na pele que podem ser permanentes, abalando significativamente a autoestima de muitas pessoas, sobretudo dos adolescentes.

Se este é o seu caso, saiba que atualmente existem alguns tratamentos muito eficazes para controlar ou eliminar a acne. No entanto, é importante ressaltar que alguns tratamentos apenas aliviam os sintomas, ao invés de combater o foco do incômodo.

Conheça os passos para eliminar, de uma vez por todas, este grande incômodo em relação á sua aparência.

7 passos para eliminar a acne

  1. Faça as pazes com a sua própria pele

Primeiramente, saiba mais sobre o tipo de pele você tem, e evite cosméticos indicados por colegas ou conhecidos. O que dá certo para alguns, pode não ser adequado para a pele do seu rosto. Isso porque a pele costuma mudar bastante conforme o tempo e a idade. Por isso, você deve prestar muita atenção ao que ela está tentando lhe dizer.

Por exemplo, se a sua pele ressecar devido a algum creme ou sabonete agressivo, interrompa o uso imediatamente e a hidrate para que ela possa se recuperar. Respeitá-la, acima de tudo, é um dos passos fundamentais para fazer as pazes com a pele e, consequentemente, com a sua própria imagem.

  1. Mantenha uma rotina de cuidados

Ter uma rotina de cuidados da pele é uma prática primordial, afinal de contas, ter espinhas não é sinônimo de uma pele irritada ou seca devido ao uso de produtos que combatem a oleosidade. Um dos maiores erros das pessoas está em dispensar o uso de hidratantes pensando que isso agrava a produção de óleo. Mas é justamente o contrário: ao induzir o ressecamento, a pele acaba produzindo mais sebo e aumentando o surgimento das espinhas.
Portanto, manter uma rotina de cuidados saudáveis inclui:

  • Limpeza de duas a três vezes por dia;
  • esfoliação eventual, para remover as células mortas;
  • tonificação;
  • e, sobretudo, o uso contínuo do hidratante correto conforme o seu tipo de pele.
  1. Avalie as causas

Também é importante compreender as causas da acne. Você pode solicitar ao seu médico uma bateria de exames para avaliar o causador de dentro para fora.  Pode ser algum produto tópico que está usando diretamente na pele, um shampoo capilar, medicamento e até mesmo disfunções hormonais. Certamente, o médico vai te dar uma razão apropriada e sugerir o início do combate ao problema.

  1. Pesquise informações de produtos

Ainda que você procure um médico, ou já tenha sido avaliado por um especialista, é importante adquirir o hábito de familiarize-se com os diferentes tratamentos da acne disponíveis atualmente no mercado, há uma grande diversidade, tanto para os de uso tópico (externo), quanto medicações orais.

Leia sobre como eles funcionam e sempre confira os componentes químicos e bula dos produtos antes de comprar, para saber a quantidade e com qual frequência você deve aplicar um determinado produto. E não desanime na primeira tentativa. As pesquisas e a experiência é que apontarão as soluções mais eficazes para cada pele.

  1. Adote um tratamento de cada vez

Por mais que seja tentador eliminar a acne o mais rápido possível, jamais utilize dois tratamentos concomitantemente, a menos que tenha sido prescrito pelo seu médico. O tratamento da acne é uma espécie de experimento científico para a pele de cada pessoa.

Testando um sabonete ou creme, por exemplo, de cada vez, permite que você defina melhor sobre a eficácia dos mesmos, usar vários produtos ao mesmo tempo impedirá uma conclusão assertiva, e percepção de adaptação da sua pele, além de arriscar a piorar os sintomas.

O mesmo vale para tratar a acne ativa, tratar as manchas e minimizar as cicatrizes. O mais indicado é tratar as espinhas primeiro para impedir a pele de produzir mais. Em seguida, concentre-se no tratamento de manchinhas vermelhas, ou cicatrizes mais aparentes no caso da pele clara.

  1. Respeite a frequência

Se a espinha surgiu bem no dia daquela festa imperdível, não se desespere lavando o rosto cinco vezes por dia, ou passando loção secativa a cada meia hora na esperança de que sua pele esteja melhor no fim do dia. Isso, infelizmente não fará com que a espinha desapareça mais rápido. Na verdade, quanto maior a frequência desses procedimentos, mais seca sua pele tende a ficar, provocando o efeito contrário: no fim do dia você, provavelmente, terá mais espinhas novas surgindo!

  1. Limpe, ao invés de espremer

Todo mundo sabe que é difícil resistir quando a bolinha se destaca no rosto, com as bordas vermelhas, e centro amarelado. No entanto, jamais esprema suas espinhas! Isso faz com que você espalhe as bactérias por toda a pele, aumentando as chances de surgir outras.

Para limpar ou tirar a sujeira da inflamação, faça compressas mornas no local ou deixe um algodão embebido de água quente sob a região. Certamente, ela acabará estourando ou desinchando automaticamente, e a temperatura da água te resguarda de espalhar o líquido contaminado pelo restante da pele.

Agora que você já descobriu o passo a passo para eliminar a acne, deixe seu comentário mencionando alternativas eficazes que deram certo para a sua pele.

Autoria: Luciana Márcia

Leia também…
Veja algumas causas e saiba como fazer o tratamento de manchas na pele
Veja as principais causas de manchas no rosto e saiba como tratar
7 tratamentos caseiros para acabar com espinhas e cravos

Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação. Adoraria aprender tudo sobre fotografia.
Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe seu comentário

  • Publicidade