• Publicidade

10 dicas para você se alimentar bem e não apenas devorar a comida

Reeducação alimentar é a melhor maneira de se alimentar bem. O termo que, embora aplicado para assumir uma nova postura com relação à alimentação, poderia muito bem ser colocado como educação alimentar, uma vez que grande parte das pessoas consome os alimentos que tem à mão, sem qualquer preocupação maior com o que faz bem à saúde e ao organismo.

Para você se alimentar bem é importante entenda bem o processo de alimentação, com mudança dos hábitos alimentares, conhecendo o que é saudável e mantendo essa consciência por toda a vida. A alimentação deve ser encarada como algo que não precisa exigir sacrifícios, usando de todos os tipos de alimentos sem excesso, dentro dos padrões e podendo utilizar os mais diversos pratos, sempre coloridos, alegres e nutritivos.

Claro que não é uma tarefa fácil deixar de comer aquilo que mais se gosta, mesmo sabendo que faz mal. Mas a reeducação alimentar não é uma forma restritiva de alimentação, e sim uma forma educativa, onde se aprende o poder de nutrição de cada alimento e sua necessidade para o organismo.

Vamos listar algumas atitudes saudáveis para você se alimentar bem, sem qualquer sacrifício, e você poderá entender melhor que a alimentação deve ser prazerosa e agradável:

1.  Comece bem o dia para se alimentar bem

Começar o dia com um suco desintoxicante é uma maneira de se alimentar bem, ajudando o corpo a acordar e se livrar das toxinas, preparando-o para o dia que está começando.

2.  Consuma alimentos variados

Crie um cardápio variado todas as semanas, usando ingredientes naturais e da estação, garantindo todos os nutrientes que precisa. Acrescente ao seu cardápio sementes cruas, verduras, legumes e frutas, que são os portadores de nutrientes essenciais.

3.  Escolha alimentos da época

A natureza providencia naturalmente, durante todo o ano, alimentos saudáveis e próprios para a estação. Procure sempre alimentos da época que, em geral, possuem menos agrotóxicos e são mais baratos.

4.  Consuma muita fibra para se alimentar bem

A ingestão de fibras, através de frutas, cereais integrais, legumes e folhas são necessárias para que nosso intestino tenha um bom funcionamento. As fibras, além de limpar o organismo, também absorvem excesso de gordura, eliminando-as do corpo.

5.  Reduza o consumo de carnes vermelhas

Substitua a carne vermelha por carnes brancas (aves e peixes), escolhendo sempre cortes magros, sem gordura. Com relação às aves, sempre tire a pele do frango antes de comer, já que eles são os retentores de gorduras das aves.

6.  Consuma laticínios desnatados

Nosso organismo precisa de cálcio e o cálcio é um dos principais ingredientes do leite e de seus derivados. Mas, para evitar o excesso de gordura, prefira sempre os desnatados, além de queijos mais leves, evitando os cremosos e amarelos.

7.  Troque o sal por ervas

Não estamos dizendo para eliminar totalmente o sal, pois precisamos de sódio. No entanto, trocar o sal por ervas aromáticas e limão vai fazer com que você aprecie melhor o sabor natural dos alimentos. Evite comidas industrializadas, carnes enlatadas, embutidos, que contém muito sódio e aditivos químicos.

8.  Reduza o consumo de açúcar

Açúcar refinado, refrigerantes, doces de qualquer espécie podem ser muito gostosos, mas a ingestão de açúcar engorda sem qualquer ingrediente nutritivo. A glicose necessária pode ser encontrada em frutas frescas ou secas, que é muito mais saudável.

9.  Beba muita água para se alimentar bem

Nosso corpo precisa de água para ser hidratado. Como perdemos normalmente 2 litros de água por dia, na urina, fezes e transpiração, devemos repor esse líquido precioso na mesma proporção. Evite, no entanto, tomar líquidos enquanto está se alimentando para não provocar atraso na digestão.

10.  Faça exercícios frequentemente

Para que você possa aproveitar melhor os nutrientes, já que quer se alimentar bem, pratique sempre uma atividade física. Assim, os nutrientes irão para os lugares certos, fortalecendo sua massa muscular e óssea e mantendo seu metabolismo sempre em ordem.

Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação. Adoraria aprender tudo sobre fotografia.
Adicionar a favoritos link permanente.

Um Comentário

  1. Pingback:Cuidados com a saúde que as mamães não podem deixar para depois - Como Viver Melhor

Deixe seu comentário

  • Publicidade