• Publicidade

Dermatite seborreica: causas e tratamento da caspa

A famosa caspa é um problema recorrente na maioria dos brasileiros. Essa formação de flocos em nossas cabeças é a consequência da dermatite seborreica e não tem cura, mas tem tratamento. Ela é uma inflamação que pode ocorrer não só no couro cabeludo, mas também no nariz (nas laterais), nas axilas e em qualquer região do rosto. Normalmente essa inflamação provoca a escamação da pele que ao se desprender vira o que chamamos de caspa. Em casos mais graves, a dermatite seborreica acompanha de vermelhidão e coceira.

A caspa acomete cerca de 80% da população mundial: Veja a seguir as causas e algumas formas de tratamento da dermatite seborreica

Causas da dermatite seborreica

São 4 causas básicas que levam à dermatite seborreica e por consequência a caspa. Vamos enumerá-las por ordem de importância dentro do tema:

  1. Estresse: O famoso vilão causador de inúmeras complicações, também causa a caspa seborreica. Um detalhe apontado em estudos atuais consta que ela está acometendo cada vez mais em crianças, devido ao novo estilo de vida massivo que elas estão levando.
  2. Mudança de temperatura: Principalmente quem vive em regiões quentes e vivem entrando e saindo de ambientes com ar condicionado ou quem utiliza secador de cabelo muito próximo do couro cabeludo.
  3. Alterações hormonais: quando normalmente o tema da alteração hormonal é abordado, já logo pensamos que estes problemas estão ligados exclusivamente a mulheres correto? Errado, assim como a mulher passa pela menopausa o homem também tem seu período, próximo dos 65 anos, de alteração hormonal intensa.
  4. Lavagem do cabelo: Se esfregarmos muito o couro cabeludo ou utilizarmos xampus que são inapropriados para nosso tipo de cabelo, o surgimento da caspa será inevitável. Outro detalhe importante é deixar resíduos de produtos (xampus, condicionadores, cremes para pentear) no couro cabeludo.

Tratamento da dermatite seborreica

Como dito anteriormente, a dermatite seborreica não tem uma cura definitiva, mas é possível manter o controle e, seguindo algumas recomendações, também é possível viver sem ela.

A ideia central do tratamento da dermatite seborreica é identificar o que realmente a está causando e, a partir daí, determinar o reagente químico ideal para o controle da caspa.

O primeiro passo é consultar um dermatologista para que ele diga com precisão qual o melhor tipo de shampoo ou tratamento realizar. Isso pelo fato de existirem 5 compostos diferentes que tratam cada um, uma forma de dermatite seborreica, e são eles:

  1. Cetoconazol
  2. Sulfeto de selênio
  3. Piritionato de zinco
  4. Ácido salicílico
  5. Alcatrão de hulha

Não adianta gastar centenas de reais em xampus para o combate da caspa sem saber qual é o composto necessário para um determinado tipo de pele e cabelo.

Outro detalhe é não só o xampu de combate à caspa que interessa saber o tipo correto, mas qualquer tipo de shampoo que usa. Se o controle da oleosidade capilar também não for feito, provavelmente a dermatite seborreica e consequentemente a caspa voltarão a aparecer ou persistirão, mesmo com o uso de produtos de combate a caspa.

Este controle da oleosidade é para mais e para menos… Se o cabelo estiver seco demais ou oleoso demais a dermatite seborreica ataca.

Conclusão

Como não existe a cura definitiva para a dermatite seborreica, o tratamento consiste no controle dessa patologia. A alimentação e um estilo de vida saudável sempre contribui para melhores resultados, isso por causa das vitaminas que consumimos.

Um corpo saudável não tem reflexo só em qualidade de vida futura, mas também com a qualidade estética presente.

Por fim…

… Este artigo te ajudou a tirar algumas dúvidas sobre a dermatite seborreica e a caspa? Comente abaixo, teremos o prazer de tirar as dúvidas restantes sobre o assunto.

Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação. Adoraria aprender tudo sobre fotografia.
Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe seu comentário

  • Publicidade