• Publicidade

Como manter a saúde em dia?

Dicas de saúde

Imagem cortesia de stockimages em FreeDigitalPhotos.net

Nossa saúde é o patrimônio mais importante que temos. Manter a saúde é essencial para que possamos exercer qualquer atividade e, para isso, os cuidados devem ser constantes. E não preciso muito para isso.

Comer alimentos nutritivos e variados, ingerindo os nutrientes devidos, praticar atividade física pelo menos 3 vezes por semana, procurar controlar o estresse causado pelo trabalho, pelo trânsito e pela vida corrida que somos obrigados a manter, são os itens básicos para a manutenção da saúde.

Só isso bastaria para que tivéssemos a saúde em ordem, mas não podemos nos esquecer também de um instrumento que muitas vezes deixamos de lado: o checkup anual. Todos estão sujeitos a alguma doença, contagiosa ou não e, na maior parte das vezes, a realização de um simples check-up pode detectar e providenciar o tratamento de doenças que estão presentes sem que saibamos.

A complicação de algumas doenças pode deixar sequelas para o resto da vida e pessoas com fatores que são predisposição às enfermidades, como os sedentários, os obesos, os idosos, os tabagistas e pessoas que possuam algum histórico familiar de qualquer doença mais grave pode, através de um check-up, descobrir e tratar ainda no início qualquer problema de saúde.

Por que o check-up é importante para a saúde?

O check-up começa com uma conversa com o médico, quando ele procura conhecer o paciente e seu histórico, sua família e as possíveis predisposições para doenças. Não é preciso, na maior parte das vezes, passar por todos os exames, todos os anos, evitando procedimentos invasivos e muitas vezes doloridos.

Os médicos recomendam alguns exames que podem nortear o acompanhamento da saúde do indivíduo, baseando-se em estudos consistentes, que indicam os procedimentos necessários para saber o que se passa com o organismo do paciente. Os resultados dos exames mostram o quadro geral do indivíduo e, com esses resultados o médico pode ou não solicitar exames mais aprofundados.

No entanto, caso o paciente nada apresente durante o check-up, pode ficar bem mais tranquilo, sabendo que sua saúde está em ordem e que pode continuar com suas atividades sem qualquer receio.

Os estudos e pesquisas apontam, por exemplo, que a idade mínima para exames de PSA, uma proteína que, em níveis elevados, pode indicar a presença de câncer, aumentou de 45 para 50 anos. Essa também é a idade em que os homens devem passar pelo exame de toque retal, para saber como está a saúde da próstata.

Para as mulheres, esta também é a idade em que devem ser feitas periodicamente as mamografias. Os exames, tanto para homens quanto para mulheres, pode detectar a presença de tumores em fases iniciais e evitar sua progressão.

Essas recomendações não são oficiais, segundo os médicos, mas estabelecem um limite para que possa se fazer exames que podem auxiliar no futuro. Uma pessoa pode receber indicações diferentes de seu médico, dependendo da avaliação feita num primeiro check-up, e o médico, com base nas evidências dos exames e no histórico, pode definir se serão ou não necessários exames e com que frequência isso deve ser feito.

As pessoas que fazem acompanhamento da saúde já sabem como o médico irá tratar o seu caso. Se você tem feito um check-up anual, também sabe a tranquilidade que existe quando sabemos que nossa saúde vai bem, com o organismo funcionando sem quaisquer alterações, devendo apenas manter essa saúde com o equilíbrio de alimentos e atividades físicas, sem excessos.

A prevenção de doenças deve fazer parte do calendário de qualquer pessoa. Isso pode evitar muitas dores de cabeça e também gerar muita economia, seja com remédios, seja com outros procedimentos médicos, que podem ser evitados com o simples cuidado de um check-up anual.

Veja também:
Alimentos que ajudam a manter a saúde
Veja como a saúde mental é importante para a saúde física
PROCEREBRO FORTE CAPSULAS

Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação. Adoraria aprender tudo sobre fotografia.
Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe seu comentário

  • Publicidade