• Publicidade

Dieta Vegetariana – Saiba quais são as melhores opções para esta dieta

Para nós, leigos, a dieta vegetariana é vista como um caminho alimentar extremo onde não nos imaginamos vivendo sem comer tudo que gostamos. Como todos sabem, as pessoas que são vegetarianas não comem carne, mas existem várias formas de se alimentar no mundo vegano que podem surpreender quem não é adepto desse estilo de vida.

A vantagem mais procurada por pessoas curiosas, quando o assunto é vegetarianismo, é a facilidade na perda de peso para pessoas que seguem essa dieta.

Vamos ver neste artigo os benefícios, as dietas e os cuidados que devemos tomar ao entrarmos nesse mundo verde, confira!

O que é dieta Vegetariana?

Uma dieta vegetariana pode ser apresentada de acordo como a pessoa quer se tornar um vegetariano, isto é, depende de qual tipo de vegetariano a pessoa quer ser, pois há vegetarianos que consomem alimentos que são de origem animal, assim como existe vegetarianos que não comem nem esses derivados.

Para um rápido entendimento do que você pode ou não comer, passarei uma lista com os ingredientes de uma dieta vegetariana.

  • Os Hambúrgueres vegetarianos, algumas pessoas acham esse item estranho.
  • Legumes
  • Vitaminas.
  • Macarrão.
  • Arroz.
  • Feijão.
  • Ovo
  • Pães integrais.
  • E o famoso Tofu, a maioria acha que os vegetarianos só comem Tofu.

Quais são os benefícios de uma dieta Vegetariana?

Antes de mais nada é preciso que uma informação muito importante seja dita, antes de entrar no mundo vegetariano, é preciso consultar um médico para ter certeza do que está fazendo, pois uma alimentação errada pode levar a sérios problemas.

Dito isto, podemos falar sobre os benefícios que uma dieta vegetariana pode proporcionar ao nosso corpo, vamos ver quais são:

  • Uma vida mais longa, segundo o estudo de uma universidade estrangeira, a Loma Linda University. Você pode ver esse estudo clicando aqui.
  • Redução no índice de ataques cardíacos, segundo o estudo da universidade de Oxford.
  • Reduz riscos de diabetes, segundo ainda o estudo da universidade de Oxford que pode ser lido na revista Diabetes Care.
  • Perda de grande quantidade de massa corpórea

Sendo assim, entrar para uma vida regrada por uma dieta vegetariana não parece tão ruim para um leigo não é?!

Lembrando que existem outros tipos de vegetarianos, que se dividem entre os que comem só ovos, leite e peixe, os que comem carne mas apenas frangos e comem também peixes e outros mais extremos que não comem nenhuma carne e nem derivados de animais.

Quais os cuidados que devemos ter com o vegetarianismo?

Como falei no tópico anterior, é preciso salientar que quem quer entrar no estilo de vida vegetariano deve primeiro procurar um profissional especialista na área de alimentação para que saiba como se alimentar de forma saudável.

Nunca siga dietas malucas sem ter pelo menos o mínimo conhecimento do que você pode ou não comer. Algumas dietas não precisam de um grande cuidado, pois são alimentos que você normalmente come e que só mudam pela falta de carne.

Se por acaso você estiver se sentindo fraco demais, evoluindo para uma grande fadiga, é por que você tirou muito rápido da sua dieta, algum alimento importante que seu corpo está habituado a comer sempre, nesses casos é preferível que antes de cortar de uma vez a ingestão desse alimento, você possa ir comendo-o cada vez menos, até que um dia possa cortá-lo do seu cardápio e substituir por outro alimento que não seja carne, mas é rico nas mesmas substancias, assim seu corpo não sentirá que foi uma perda tão grande, pois o alimento foi substituído com sucesso.

Fique ligado também nos alimentos que irá ingerir, pois muitas comidas vegetarianas sofrem com a ação dos agrotóxicos, o que pode prejudicar sua vida, por isso é preferível que a alimentação seja baseada em alimentos orgânicos sem fertilizantes nitrogenados.

O que acontece quando entramos numa dieta vegetariana é que há normalmente uma perda na quantidade de proteína que ingerimos, pois as maiores fontes de proteína estão nas carnes.

Quais as dietas vegetarianas mais fáceis?

Irei listar aqui 2 dietas vegetarianas que irão ajudar a melhorar a saúde e perder peso, Veja!

Dieta 1:

No café da manhã:

Suco de limão mais uma fatia de pão integral, além de geleia de abacaxi sem açúcar.

Para o lanche da manhã:

Bananas.

Para o almoço:

Salada de alface mais abóbora e salsinha.

Para o lanche da tarde:

Frutas cítricas mais alimentos ricos em proteínas, como nozes.

Para a janta:

Sopa de legumes mais uma fatia de pizza de mussarela.

Para a ceia:

Bananas mais uma xícara de chá de camomila.

Dieta 2:

No café da manhã:

Suco de morango mais uma fatia de pão integral e ricota.

Para o lanche da manhã:   

Morangos e outras frutas.

Para o almoço:

Salada de alface, abóbora com salsinha, panqueca de espinafre e arroz integral.

Para o lanche da tarde:

Maçãs e outras frutas cítricas com castanhas.

Para a janta:

Sopa de legumes com pães integrais.

Para a ceia:

Bananas e chá de camomila.

Alimente-se Bem!

Sendo assim, tenha em mente que nenhuma dieta ou receita deve substituir uma consulta médica, sempre procure um especialista antes de tentar algo novo.

Neste artigo você aprendeu sobre o vegetarianismo e suas dietas, se este artigo foi importante para você, curta, comente e compartilhe para que outras pessoas possam ter a mesma informação.

Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação. Adoraria aprender tudo sobre fotografia.
Adicionar a favoritos link permanente.

Um Comentário

  1. Pingback:Alimentação vegana: O que caracteriza e o que você precisa saber

Deixe seu comentário

  • Publicidade