• Publicidade

As principais doenças cardiovasculares e os fatores de risco

As doenças cardíacas são comumente conhecidas por serem letais ou poderem deixar sequelas irreversíveis aos que sofreram de um ataque cardíaco ou derrame, por exemplo. Apenas para mostrar a gravidade do fato, sabia que as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em todo o planeta?

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), somente no ano de 2011, morreram 17 milhões de pessoas em todo o mundo em decorrência dessa categoria de doenças. Isso mostra o quanto as doenças cardiovasculares podem ser letais.

Como vai o seu coração?

Pode até parecer despretensiosa, mas essa pergunta é uma das mais importantes para a sua vida. Apenas por curiosidade, cardio é uma palavra que advém de coração e, vascular, por sua vez, está relacionada a veias, vasos sanguíneos e artérias. Ou seja, doenças cardiovasculares são problemas que afetam tanto os vasos sanguíneos quanto o coração.

Fatores de risco das doenças cardiovasculares

O Acúmulo de placas de gordura nas artérias é o fator predominante na ocorrência de doenças cardiovasculares. Essa condição normalmente é gerada pelo abuso no consumo de alimentos gordurosos, principalmente os que contenham gorduras trans, sejam de caráter industrializado ou no caso das carnes sejam fritadas em óleos extremamente gordurosos.

Isso aliado à ausência da prática de exercícios físicos cria o cenário perfeito para o desenvolvimento dessas placas no interior das artérias, até que em determinado momento elas obstruem as paredes internas impedindo o sangue de fazer o seu trajeto, levando inerentemente a algum tipo de ataque cardíaco.

As principais doenças cardiovasculares

Existem várias doenças de caráter cardiovascular. Todavia, as citadas aqui são as com maior incidência e também as mais conhecidas. Segue a lista:

  • Ataque cardíaco
  • Insuficiência cardíaca
  • Angina
  • Doença cardíaca congênita
  • Miocardite
  • Doença vascular periférica
  • Arritmia cardíaca
  • Endocardite
  • Infarto agudo do miocárdio
  • Tumor no coração
  • Aneurisma da aorta

Muitas dessas doenças possuem alta letalidade. Por isso, se você sentir dúvidas a respeito da saúde do seu coração deve procurar um médico o quanto antes para realizar um checkup.

Sintomas de doenças cardiovasculares

É importante que você saiba quais são os principais sintomas das doenças cardiovasculares. Eles incluem:

  • Palpitações na região do peito/coração.
  • Dores nas pernas.
  • Tontura, podendo ser acompanhada ou não de desmaios.
  • Dores no peito.
  • Falta de ar, respiração prejudicada.

Em caso de sintomas é imprescindível que você procure um médico e realize exames para diagnosticar alguma doença cardíaca. Somente um profissional e seus exames clínicos serão capazes de proporcionar um veredicto. Portanto, não hesite em procurar um médico.

Tratamentos para as doenças cardiovasculares

Existem diversos tratamentos para tais doenças que variam conforme sua origem. Normalmente requerem cuidados extremos com a alimentação e pressão arterial, além da prática de atividade física moderada e acompanhada por profissionais especializados.

Afinal, é necessário haver esse tipo de acompanhando para que o paciente não exagere na intensidade dos exercícios de modo a sofrer algum tipo de mal súbito. Também há a possibilidade de cirurgias e do procedimento de cateterismo, mas, como dito, isso depende exclusivamente do caso e por isso o acompanhamento médico é essencial.

Quando se fala em doenças cardiovasculares inevitavelmente estamos falando na junção da má alimentação juntamente com o sedentarismo, o que gera o sobrepeso, obesidade e aos poucos faz com o que o indivíduo acumule placas de gordura no coração. Isso poderia ser evitado se tais hábitos fossem mudados. Boa parte das doenças cardíacas ocorre devido a esses maus hábitos.

Lembre-se de quantas pessoas falecem anualmente devido a doenças cardiovasculares? São cerca de 17 milhões de pessoas no mundo e, isso em outras palavras significa 17 milhões de motivos para você começar a cuidar bem do seu coração por meio de um estilo de vida saudável.

Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação. Adoraria aprender tudo sobre fotografia.
Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe seu comentário

  • Publicidade