• Publicidade

Dormir bem para ter boa saúde

Dormir bem é essencial para manter a boa saúde, recuperando o bem estar físico e psicológico, restabelecendo a energia perdida durante o dia e rejuvenescendo as células, o que vai reforçar o sistema imunológico e manter a qualidade de vida.

Dormir bem - Jovem casal dormindo

Imagem cortesia de imagerymajestic em FreeDigitalPhotos.net

Uma boa noite de sono contribui efetivamente para a disposição do dia seguinte, gerando a energia necessária para o cumprimento das atividades do dia seguinte, mantendo o metabolismo em ordem e ainda ajudando a controlar o peso, uma vez que, acordados, sempre estamos dispostos a comer alguma coisa, muitas vezes em excesso, consumindo mais calorias do que o necessário.

Dormir bem é reparador físico e orgânico.

A insônia é um mal que atinge milhares de pessoas e suas consequências são graves para a saúde. A partir da insônia sobrevém a obesidade, a hipertensão, o diabetes e, em alguns casos, hipertensão, provocada pela ansiedade e pelo estresse de quem não consegue dormir bem.

Além da ansiedade e do estresse, que provocam mau humor, também o crescimento e o desenvolvimento psicomotor são comprometidos, principalmente na fase de crescimento, promovendo o desenvolvimento de doenças e de perturbações do sono que, na maior parte dos casos, precisa de assistência médica e psicológica.

O quadro da insônia pode ser agravado por outras patologias que surgem durante a noite, como a apneia do sono, que obstrui as vias respiratórias, dificultando a respiração correta, podendo causar doenças cardíacas e prejudicar a qualidade de vida.

Outro quadro que pode surgir quando a pessoa não consegue dormir bem é a narcolepsia, quando a pessoa sente momentos de sono irresistíveis durante o dia, podendo adormecer durante um evento ou um trabalho. Encontramos ainda quadros de sonambulismo, de bruxismo (ranger de dentes durante o sono) e de sonolência durante o dia, principalmente quando a noite de sono não foi suficiente para a recuperação do organismo.

Identificar o problema para dormir bem.

Quando há qualquer perturbação no sono é preciso identificar suas causas e buscar meios para sua cura, encontrando o tratamento adequado para cada caso, fazendo com que a pessoa volte a dormir bem e tenha mais qualidade de vida.

A consulta a um especialista do sono é importante em qualquer fase da perturbação, que deve ser eliminada para a manutenção da saúde.

Alguns truques ajudam a dormir bem, se você não tem qualquer perturbação mais séria durante sua noite de sono. Se você seguir algumas dicas e não conseguir melhorar sua qualidade de sono, procure um especialista da área para saber as causas que estão impedindo você de dormir bem:

  • Não coma alimentos pesados no jantar para não dificultar sua digestão e não vá para a cama logo após o jantar. É necessário ter um tempo de pelo menos 2 horas, para que a digestão tenha início e alivie o peso no estômago;
  • Para ajudar na digestão, faça uma caminhada de pelo menos meia hora depois do jantar, ajudando na digestão, mas de forma leve para não despertar o seu organismo;
  • Até 4 horas antes de ir para a cama evite a prática de qualquer atividade física, mantendo seu corpo relaxado e preparado para dormir. Também não consuma bebidas estimulantes (café, chá preto, refrigerantes ou álcool);
  • Tome um banho morno antes de ir para a cama, relaxando o corpo e preparando seus músculos para o descanso;
  • Mantenha silêncio em seu quarto, sem TV ou rádio ligado, desligue o celular para não acordá-lo durante a noite. Qualquer perturbação impede que você chegue à fase de sono profundo, não dando o descanso necessário;
  • Procure sempre dormir no mesmo horário e levantar-se também à mesma hora, mesmo nos feriados e final de semana, acostumando seu organismo com o horário sagrado do sono;
  • Antes de dormir, leia um bom livro ou ouça alguma música relaxante para criar o clima propício ao descanso;
  • Se você é fumante, evite fumar pelo menos 2 horas antes de ir para a cama: o cigarro, ao contrário do que os fumantes dizem, é um estimulante e não um relaxante.

Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação. Adoraria aprender tudo sobre fotografia.
Adicionar a favoritos link permanente.

Um Comentário

  1. Pingback:Cansaço excessivo: Quais são as causas e quando procurar ajuda

Deixe seu comentário

  • Publicidade