• Publicidade

Tudo o que você precisa saber sobre fisioterapia

Fisioterapia

Imagem cortesia de Ambro em FreeDigitalPhotos.net

A famosa fisioterapia é uma ciência do ramo da saúde que trabalha com o estudo, diagnóstico e tratamento de patologias e disfunções físicas funcionais tanto dos órgãos quanto dos sistemas do corpo humano. Para que alguém seja um fisioterapeuta precisará antes de tudo compreender o funcionamento do corpo e seus sistemas.

Por meio da fisioterapia é possível diagnosticar e tratar problemas biomecânicos e também preveni-los. Ela também analisa os movimentos corporais e verifica os benefícios que eles podem trazer à saúde quando executados corretamente. Existem vários tipos de fisioterapeutas que trabalham em casos específicos.

Fisioterapia e prevenção

A fisioterapia é capaz de prevenir doenças e transtornos uma vez que é possível realizar ações preventivas de modo a mudar os hábitos de um indivíduo. Uma pessoa que se senta erroneamente na cadeira durante todos os dias, por exemplo, terá grandes chances de desenvolver algum tipo de patologia em sua coluna. Através da intervenção fisioterápica é possível reprogramar a postura corporal de modo a evitar os problemas de coluna assim como vários outros problemas também.

Condições biomecânicas errôneas comumente afetam a saúde do indivíduo, como por exemplo, soltar o peso do corpo de maneira desigual nas pernas. Provavelmente a que recebe maior concentração de peso poderá vir a sofrer algum tipo de desgaste futuramente. Com a intervenção é possível fazer exercícios e reprogramações que auxiliem na distribuição correta do peso corporal, evitando o desenvolvimento de problemas maiores no futuro.

A fisioterapia e a reabilitação

O terapeuta ocupacional é o profissional responsável pela execução das atividades fisioterápicas no processo de reabilitação. Normalmente as pessoas que sofram algum tipo de lesão, trauma, acidentes, sofram de alguma doença que prejudique as habilidades motoras e afins irão necessitar de reabilitação fisioterápica.

Durante esse processo a fisioterapia faz um papel importante no que tange a restauração dos movimentos. Mas seu papel não para por aí, afinal ela faz com que o indivíduo se reabilite biológico, psico e socialmente. Isso tem como objetivo reinserir o paciente no ambiente social para que ele possa viver uma vida completamente normal ou possa chegar o mais perto possível desse ideal.

Processo de reintegração

Após o indivíduo ter finalmente avançado no tratamento e recuperação dos seus movimentos corporais, ele também passa por um processo de reintegração. Isso faz com que o paciente sinta-se bem não somente com o seu corpo, mas também no convívio com outras pessoas de modo que sua autoestima recupere-se juntamente com suas lesões e seus movimentos. Eis um objetivo nobre da fisioterapia e de outras ciências médicas.

Áreas da fisioterapia

Existem uma infinidade de opções de tratamentos com os mais diversos fins. Tudo depende de qual é a necessidade do paciente e o seu quadro clínico. Com base nisso ele deverá passar por sessões de fisioterapia daquela área específica que atende a sua necessidade. Segue alguns exemplos de áreas dessa nobre ciência:

  • Fisioterapia respiratória: visa melhorar o processo respiratório a fim de melhorar a distribuição do ar para os pulmões.
  • Fisioterapia neuro funcional: área que trata os distúrbios neurológicos assim como as possíveis disfunções causadas pelos mesmos.
  • Fisioterapia dermato funcional: esta voltada para o diagnóstico e o estudo de problemas dermatológicos.
  • Fisioterapia pediátrica: voltada para crianças.

Existem várias outras áreas com objetivos bem específicos. Também é importante salientar que o profissional estará apto a realizar o melhor tratamento possível segundo o seu caso. Se você precisa fazer algum tipo de tratamento fisioterápico procure bons profissionais com ótima recomendação e histórico profissional.

Também é sabido que existem vários aparelhos e técnicas à disposição da fisioterapia, o que torna os processos de reabilitação ainda mais dinâmicos e dê resultados mais expressivos.

Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação. Adoraria aprender tudo sobre fotografia.
Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe seu comentário

  • Publicidade