• Publicidade

Tipos, causas, sintomas e tratamentos da hepatite

Hepatite

Imagem cortesia de cooldesign em FreeDigitalPhotos.net

A Hepatite é o resultado de infecções causadas por vírus, e estes são divididos em 5 tipos diferentes, o A, o B, o C, o D e o E… Independente do tipo, a Hepatite é responsável por degradar o fígado do ser humano. O que muitos não sabem é que um paciente pode ser considerado hepático pelo excesso do consumo de álcool e drogas (sejam lícitas ou ilícitas).

Neste artigo veremos: Os tipos e causas, sintomas e tratamentos da Hepatite

Tipos e causas da Hepatite

A hepatite pode ser do tipo A, B, C, D e E, sendo estes dois últimos extremamente raros. A Hepatite D somente se desenvolve em portadores de Hepatite B e a Hepatite E em casos incomuns de contaminação de carne de porco, por esse motivo abordaremos as 3 mais recorrentes no mundo:

Hepatite A: É o tipo mais comum no Brasil e normalmente é transmitida através da água utilizada em ambientes comunitários e alimentos contaminados por outros portadores

Hepatite B: É um tipo de hepatite viral transmitida através do sangue. É muito comum em pessoas que fizeram tatuagem antes de 1993 (quando os materiais eram reutilizáveis), através de transfusão de sangue e através de relação sexual sem proteção.

Hepatite C: Tem a mesma transmissão que a B, excluindo apenas o contágio pela relação sexual.

Sintomas da Hepatite

As três Hepatites possuem os mesmos sintomas, a diferença da A para B e C é o tempo de manifestação. Na Hepatite A sua manifestação acontece dias após o contágio e normalmente é a hepatite que apresenta de forma intensa.

A Hepatite B e C podem levar anos para aparecer, mas são os tipos mais graves da doença. Os sintomas frequentes nos seres humanos são:

  • Febre moderada/alta
  • Náuseas
  • Vômitos
  • Mal-estar frequente
  • Urina escura
  • Ausência de fome
  • Pele e olhos amarelados
  • Fezes claras

Tratamentos da Hepatite

O tratamento da Hepatite A é natural. Hidratação frequente, alimentação correta e repouso são os melhores mecanismos para se tratar. O corpo naturalmente elimina o vírus da Hepatite A.

O saneamento básico é a melhor “vacina” contra ela. Procure levar água de sua casa ao invés de beber a água da academia, faculdade, trabalho… Etc.

A Hepatite B possui vacina, mas o controle de equipamentos descartáveis em caso de tatuagem e camisinha durante ato sexual se fazem necessário para evitar a doença.

Tanto na Hepatite C quanto na B existem remédios para o controle e tratamento específico. Na Hepatite C não existe vacina, mas ambas devem ser acompanhadas por médicos, pois a automedicação pode acabar agravando a doença.

Conclusão

As Hepatites são doenças silenciosas que podem agravar para cirrose e câncer no fígado. A ingestão de álcool no período de 6 meses a 1 ano do diagnóstico da doença é proibida.

Previna-se em transfusões de sangue, depilação, tatuagens e em relação sexual, isso reduzirá drasticamente suas chances de contraí-la.

Gostou do artigo? Tem mais alguma dúvida? Comente abaixo que ficaremos lisonjeados em poder ajuda-lo.

Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação. Adoraria aprender tudo sobre fotografia.
Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe seu comentário

  • Publicidade