• Publicidade

Hidratação para cabelos: Dicas para cada tipo de cabelo

A maioria dos homens não se preocupam tanto com o tipo de cabelo em si, mas sim se irão ficar calvos ou não. De fato, essa é a maior preocupação que os homens tem em relação aos cabelos. No entanto, para as mulheres, saber qual é o tipo de cabelo é algo de extrema importância, já que os produtos e as formas para hidratá-los podem ser um pouco diferentes. Nesse post, iremos dar algumas dicas de hidratação para cabelos, mas antes, é interessante que você saiba que os cabelos são classificados em:

  • Cabelo liso (fino, médio e grosso);
  • Cabelo ondulado (fino médio e grosso);
  • Cabelo cacheado (solto, apertado e super apertado);
  • Cabelo crespo (macio, seco e sem forma).

Para cada tipo e variante de cabelo, há também maneiras e produtos para hidratá-los, por isso é importante que você saiba qual é o seu tipo de cabelo.

Hidratação para cabelos lisos

Os cabelos lisos são aqueles que não possuem ondulação desde à raiz até às pontas. Esse tipo de cabelo tende a ser sedoso, pois a oleosidade natural dos fios pode chegar até as pontas. Porém, o cloro encontrado na água e o uso frequente do babyliss e do secador de cabelo podem fazer com que os cabelos fiquem secos e danificados.

A hidratação para cabelos lisos, independentemente de qual for a variante (fino, médio e grosso), é focada em diminuir a oleosidade da raiz e evitar o ressecamento das pontas. Há shampoos e condicionadores específicos para eles, sendo que a lavagem ideal seria em água de temperatura ambiente ou fria. O shampoo deve ser esfregado por todo o cabelo, já o condicionador deve ser aplicado apenas nas pontas, assim como os hidratantes.

Hidratação para cabelos ondulados

Cabelos ondulados são um meio termo entre os cabelos lisos e os cacheados. Eles não chegam a formar aspirais, mas mechas em “formato S”, parecendo ondas. Esse tipo de cabelo é mais sujeito ao frizz, sendo sua raiz geralmente mais lisa.

A hidratação para cabelos ondulados, seja para fios finos, médios e grossos, é geralmente baseada em loções à base de gel ou mousse, de modo a manter o formato em “S” das mechas. Finalizadores anti-frizz são muito indicados também para a hidratação esse tipo de cabelo.

Hidratação para cabelos cacheados

Cabelos cacheados como o próprio nome já diz são aqueles que formam cachos bem definidos e harmoniosos. Se você tem esse tipo de cabelo capriche na hidratação, pois eles ficarão macios e sedosos. Seja para fios soltos, apertados e super apertados, os melhores produtos para hidratá-los são géis e cremes específicos para esse tipo de cabelo.

Não esqueça também de usar um potente controlador de frizz, pois os fios tendem a ser mais secos. No caso de shampoos e condicionadores, opte logicamente por aqueles direcionados a cabelos cacheados, de preferência com características hidratantes.

Se você acordar com os cachos embaraçados, o que é de certa forma é normal, use um spray de pentear exclusivo para este tipo de cabelo. Para manter uma aparência agradável, o indicado é penteá-los somente após o banho, utilizando um creme de pentear também exclusivo para cabelos cacheados. Para não ter aquela cabeleira desorganizada, evite pentear ou escovar o cabelo quando o mesmo estiver seco.

Hidratação para cabelos crespos

Os cabelos crespos são os que necessitam maiores cuidados, já que normalmente são mais frágeis e ressecados. Por causa de sua textura, a oleosidade natural do cabelo não percorre pelos fios. Uma característica desse tipo de cabelo é que mesmo molhados eles ainda estarão totalmente enrolados, diferente dos cacheados que passam a ondulados quando enxaguados.

Não é indicado lavar esse tipo de cabelo todos os dias, pois desse modo você elimina a oleosidade natural dos fios. O ideal é lavá-lo apenas quando você for usar um condicionador, lembrando que esse deve se específico para cabelos crespos. No caso dos shampoos, opte por aqueles que não contém sulfato em sua fórmula, mas que tenham características hidratantes.

De uma maneira geral, seja para fios macios, secos e sem formas, o ideal é o uso de hidratantes exclusivos para esse tipo de cabelo em forma de cremes. Óleos também são indicados. O recomendado é hidratá-los com produtos potentes a cada 3 dias.

Enfim, se você não sabe exatamente qual seu tipo de cabelo, você pode ter como base:

  • Cabelos normais;
  • Cabelos oleosos;
  • Cabelos secos e com químicas.

Os cabelos normais (sem processos químicos) resistem por mais tempo sem que sejam hidratados. Ampolas instantâneas são indicadas, elas ajudam a dar brilho e torná-los mais sedosos. Não é necessário mais do que duas aplicações por mês.

Já para os cabelos oleosos o ideal seria uma assepsia do couro cabeludo, um processo que diminui a oleosidade para então depois hidratar os fios. No entanto, você pode optar por cremes não tão densos (específicos para cabelos oleosos) para reduzir a oleosidade dos fios.

E para os cabelos secos e com químicas, é preciso lavá-los praticamente todos os dias, além de usar óleos específicos para mantê-los hidratados. Há produtos voltados exclusivamente para cabelos ressecados e com químicas, o indicado é fazer uso destes pelo menos uma vez por semana.

O que você achou do artigo? Comente, curta ou compartilhe.

Leia também:
Veja os melhores tratamentos para cada tipo de cabelo
Veja as principais causas da queda de cabelos, problema bastante comum que atinge milhões de pessoas
13 alimentos para manter seu cabelo bonito e sua pele saudável e radiante

Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida.

Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo.

Durante esses anos tenho “corrido” atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida.

Ps.
Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria.

Sou apaixonado séries e filmes de ação.
Adoraria aprender tudo sobre fotografia.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe seu comentário

  • Publicidade