• Publicidade

Veja as causas, sintomas e tratamento da intolerância à lactose

Agora é moda no mercado produtos livre de lactose. Mas afinal o que é a lactose e por que as pessoas tem Intolerância à lactose? Para falar de forma bem sucinta, a lactose é o açúcar provindo do leite, assim como a frutose é o açúcar provindo da fruta.

A lactose é a junção da famosa glicose + a galactose assim formando a lactose. Existem pessoas que possuem intolerância à lactose por terem em seu organismo a incapacidade ou dificuldade de digerir esta lactose. Neste artigo falaremos sobre as causas, sobre os sintomas e sobre o tratamento da intolerância à lactose.

Causas da Intolerância à lactose

Entenda que o problema não é só o leite, mas todos os seus derivados… Iogurtes, queijos, natas, doce de leite, creme de leite, leite condensado, etc…

A principal causa da intolerância à lactose se dá pela pouca ou ausência da produção de uma enzima que é responsável pela quebra da lactose, produzida em nosso intestino delgado e que recebe o nome de enzima lactase.

Muitas pessoas confundem a intolerância ao açúcar do leite com a alergia ao leite de vaca. Existem proteínas específicas no leite da vaca que podem provocar alergia, porém os sintomas se apresentam de forma diferente.

É possível apurar se uma pessoa possui intolerância a lactose, encerrando o consumo de leites e derivados por uma semana, por meio de um exame respiratório que consiste na observação na produção de hidrogênio ao consumir produtos com lactose e por último através de exame de sangue, medindo o nível de glicose após o consumo de produtos com lactose.

 Sintomas da Intolerância à lactose

A intolerância à lactose possui sintomas que são facilmente identificados. Após no máximo meia hora da ingestão de produtos com lactose ou derivados do leite, dores abdominais e a barriga inchada começam a se apresentar.

Em casos um pouco mais graves em relação à falta da enzima da lactase, náuseas e vômitos são frequentes, assim como cólicas abdominais e uma quantidade anormal na produção de gases.

Pode se tratar de uma alergia ao leite de vaca, caso esses sintomas surjam apenas com o consumo de leite de vaca e derivadas, mas não ao consumo de leite de arroz , muçarela de búfala, e queijos Parmesão, Cheddar, Brie, Gorgonzola, Camembert, Prato, Emmental

Tratamento da Intolerância à lactose

O tratamento intolerância à lactose consiste apenas na substituição de produtos derivados do leite por produtos com zero lactose ou uma quantidade muito pequena do mesmo. Caso a intolerância à lactose seja baixa, é interessante a ingestão de derivados do leite em pequenas quantidades e aumentar o consumo do mesmo gradualmente, até que o corpo se acostume a produzir uma quantidade um pouco maior da enzima lactase.

Conclusão

Existem pessoas que confundem a intolerância à lactose com a alergia ao leite de vaca, nestes casos o ideal é que sejam feitos testes com o corte total desse produto na dieta por uma semana e observar a reação do organismo. Caso ela seja positiva, consulte um médico especializado e uma nutricionista para realizar um cardápio livre do açúcar do leite.

Cuidado apenas com a falta da ingestão de cálcio, pois o leite é o grande fornecedor de cálcio dentro da dieta do homem. Se necessário, peça a orientação para o consumo de complementos de cálcio.

O que achou deste artigo? Tem alguma dúvida sobre a intolerância à lactose? Comente abaixo que teremos o prazer em solucionar outras dúvidas! COMPARTILHE!

Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação. Adoraria aprender tudo sobre fotografia.
Adicionar a favoritos link permanente.

Um Comentário

  1. Pingback:Reação alérgica: Quais são as causas, os sintomas e os tratamentos

Deixe seu comentário

  • Publicidade