• Publicidade

Outubro Rosa: A importância da prevenção ao câncer de mama e da solidariedade à causa

Nos últimos anos, durante todo o mês de outubro é comemorado o Outubro Rosa.

Uma bela campanha de prevenção ao câncer de mama, que incentiva mulheres a fazerem o auto exame. Mas além da prevenção também é uma campanha de solidariedade à causa e a quem sofre com a doença.

Saiba mais sobre o Outubro Rosa e o Câncer de Mama neste artigo.

Outubro Rosa

A campanha Outubro Rosa foi criada com o intuito de chamar a atenção das mulheres para a importância da prevenção do câncer de mama, através do diagnóstico precoce.

Trazendo a cada ano mais informações sobre o assunto, este movimento não fala apenas sobre a questão da saúde da mulher, como também traz uma mensagem de solidariedade, respeito e amor.

A cor rosa representa o laço escolhido como símbolo da campanha para estimular pessoas, empresas e entidades a divulgarem e demonstrarem que se solidarizam com a causa.

Com o passar dos anos a campanha ganhou uma força tão grande que podemos ver pelas ruas, outdoors, lojas e produtos utilizando a cor das maneiras mais criativas para fazer referência ao Outubro Rosa.

Nas redes sociais não poderia ser diferente, grandes empresas modificam seus logos para as mais diversas tonalidades da cor e muitos usuários das redes usam filtros em suas fotos de perfil em apoio a causa.

Tudo isso como maneira de alertar as mulheres a se cuidarem e acolher aquelas que passam  ou já passaram por isso.

Auto exame

A dor mamária é mais comum dos que as mulheres pensam, normalmente causadas por alterações hormonais ou emocionais.

Por isso é importante que a mulher conheça seu próprio corpo e faça o autoexame regularmente, qualquer alteração que comece a parecer mais palpável pode ser um sintoma.

Observando qualquer caroço ou mancha procure seu médico, o diagnóstico precoce é fundamental e aumenta consideravelmente as chances de cura.

Depois dos 40 anos, é essencial que a mulher faça o acompanhamento com um mastologista e realize o exame de mamografia pelo menos uma vez ao ano.

Sintomas

O sintoma mais comum do câncer de mama é o surgimento de um ou mais caroços na região mamária.

Por isso é importante realizar o auto exame regularmente para detectar qualquer alteração na pele ou no tecido mamário.

Alguns tumores são macios e arredondados, em outros casos os nódulos são indolores e duros, esses têm mais chances de serem malignos. Outros indícios de câncer de mama incluem:

  • inchaço em parte do seio
  • irritação da pele
  • secreção nos mamilos
  • dor nos mamilos
  • vermelhidão ou descamação do mamilo ou pele da mama
  • aparecimento de covinhas
  • caroço nas axilas

Por essa razão, é importante ir ao médico a qualquer sinal de irregularidades nas mamas.

Detecção precoce

O câncer de mama tem um alto número de mortalidade entre as mulheres.

A boa notícia é: quando diagnosticado precocemente as chances de cura atingem até 95% dos casos. O diagnóstico precoce, é fundamental na luta contra o câncer de mama.

Quanto mais cedo é detectado, mais fácil será curá-lo. Quanto menor o tumor, maior a probabilidade de vencer a doença.

A mamografia é o único exame de diagnóstico capaz de detectar o câncer de mama quando ele tem menos de 1 centímetro. Este exame deve ser realizado pelo menos uma vez por ano em mulheres com 40 anos ou mais.

Além da mamografia, outros exames como a ecografia, ressonância magnética e alguns exames de imagem também podem identificar uma alteração suspeita de câncer de mama.

Nestes casos é feita uma biópsia do tecido da mama e através desta amostra é possível a equipe médica identificar se as células são tumorosas.

Câncer de mama tem cura?

O câncer de mama, em geral é tratável, infelizmente nem todos são curáveis. Dependendo do estágio em que ele se encontra o médico indicará os melhores procedimentos para tratar a paciente.

Normalmente, quando o nódulo se torna palpável, ele tem em média 1 centímetro, e as chances de cura com um tumor deste tamanho são quase de 100%. 

O tratamento oncológico, normalmente, se faz através de cirurgia para remoção do tumor localizado na mama, além de também incluir quimioterapia, radioterapia e hormonioterapia. Todo o tratamento é feito com foco no bem-estar da paciente.

Compartilhe Amor

Lembre-se que o Outubro Rosa é também uma campanha de amor e solidariedade ao próximo. Converse, compartilhe informações, ouça, demonstre seu apoio do jeito que quiser e puder.

Pequenas atitudes podem fazer uma grande diferença para alguém que se encontra nessa situação. Ajude a deixar o mundo de outras mulheres um pouco mais cor-de-rosa.

Você teve ou conhece alguém que teve câncer de mama? Compartilhe conosco essa experiência.

Não esqueça de curtir a nossa página no Facebook.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe seu comentário

  • Publicidade