• Publicidade

Doenças que mais comprometem a saúde da mulher

A mulher deve cuidar bem de sua saúde assim como o homem. Porém, existem algumas diferenças entre ambos os sexos no que diz respeitos à doenças e cuidados específicos com a saúde. E é exatamente para tratar sobre a saúde da mulher e passar os cuidados específicos com a sua saúde é que essa matéria foi desenvolvida.

Doenças que mais comprometem a saúde da mulher

saúde da mulher

Imagem cortesia de marin em FreeDigitalPhotos.net

Câncer de Mama

No Brasil ocorrem aproximadamente quarenta e nove mil casos de câncer de mama todos os anos. Trata-se da doença que ocupa a segunda posição no índice das que mais matam em todo o país. Quando ocorre erro nas células durante o processo de divisão celular e as mesmas começam a multiplicar-se descontroladamente. Assim nascem os tumores na região, mas não é somente a mama que esses tumores atacam.

Sendo assim, é imprescindível que toda mulher realize o exame de mamografia anualmente, a fim de diagnosticar qualquer ocorrência de câncer de mama e poder trata-lo adequadamente. Quando descoberto no início, as chances de cura do câncer são altas.

Leia mais sobre Câncer de Mama

Osteoporose

É mais uma doença que afeta diretamente a saúde da mulher, principalmente naquelas já com idade avançada. A osteoporose é resultado da falta de reserva de cálcio nos ossos, sendo que tal enfermidade atinge cerca de dez milhões de pessoas no país.

Para evitar e combater a doença é necessário adotar um estilo de vida equilibrado onde haja boa ingestão de cálcio e vitamina D, esta última pode e deve ser obtida através da exposição diária ao sol. Sua importância é porque ajuda a manter equilibradas as reservas de cálcio no organismo.

Papiloma Vírus Humano (HPV)

Anualmente em nosso país cerca de cinco mil mulheres morrem em decorrência do HPV, sendo que dezoito mil são acometidas pelo vírus. Os estudiosos dizem que as mulheres sexualmente ativas possuem chances na casa de 5 à 80% de risco de infeção durante toda a vida. Ou seja, trata-se de uma margem muito alta. Em função disso, exames como o Papanicolau e Colposcopia devem ser realizados anualmente a fim de poder tratar qualquer complicação causada pelos mesmos.

Leia mais sobre Papiloma Vírus Humano (HPV)

Depressão

O transtorno depressivo afeta diretamente a saúde da mulher, sendo que as mesmas são duas vezes mais propícias a desenvolverem a doença do que os homens. Os episódios de depressão podem arrastar-se por anos e fazer com que mulheres percam um tempo muito precioso de suas vidas.

Em função disso, é preciso estar atento a qualquer sinal da doença e procurar por ajuda médica. Depressão é uma doença séria e pode gerar mortes através do suicídio. Então sabendo disso, fique atenta às suas emoções e não hesite em pedir por ajuda, mesmo que seja de um familiar ou amigo. Se você conhece alguém que está em uma fase difícil ou apresenta algum sintoma da doença, também fique de olho.

Mal de Alzheimer

É uma doença degenerativa e sem cura responsável por ocasionar a morte de neurônios e fazer com que o indivíduo perca sua memória ao longo do tempo juntamente com suas funções motoras, levando-o ao óbito. As mulheres são mais suscetíveis ao Mal de Alzheimer. Essa é outra doença que acomete milhões de pessoas anualmente.

Leia mais sobre Mal de Alzheimer

Cuidados necessários para a saúde da mulher

Isso é algo bem amplo e envolve desde hábitos de proteção sexual até a alimentação cotidiana. Toda mulher deve cuidar de seu corpo através de atividades físicas que lhe agradem a fim de manter o equilíbrio corporal adequado, além é claro de uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes.

Também se faz necessário redobrar a atenção com relação às doenças mais propícias ao sexo feminino e realizar os exames específicos anualmente, além é claro de checkup’s anuais que averiguem como anda a saúde de modo geral.

Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação. Adoraria aprender tudo sobre fotografia.
Adicionar a favoritos link permanente.

2 Comments

  1. Pingback:Qualidade de vida e saúde da mulher | artigo como viver melhor

  2. Pingback:Cólicas menstruais: Quais são as causas, os sintomas e como tratar?

Deixe seu comentário

  • Publicidade