• Publicidade

A saúde como necessidade primária

Sabemos que a saúde é uma necessidade básica e primária para o ser humano. Uma pessoa só consegue ser produtiva, só conhece desenvolvimento e só consegue crescimento se seu organismo estiver em ordem, se sua atividade não traz qualquer interferência e sua vitalidade a dirige para o trabalho e a busca por melhorias em sua própria vida.

Saúde como necessidade primária

Imagem cortesia de stockimages em FreeDigitalPhotos.net

Mas, não podemos restringir a saúde apenas ao organismo de uma pessoa ou de uma coletividade. A saúde física deve estar associada à saúde mental. Assim, as necessidades de saúde física precisar estar articuladas também ao atendimento de necessidades sociais, de condições de bem estar, de saneamento básico, de cuidados com a alimentação, de educação e desenvolvimento.

Ao menos nos tempos atuais, não entendemos como um povo saudável o que encontramos ao conhecer a situação socioeconômica de grande parte de nossa população. Investimentos em bem estar em nosso país ainda são mínimos, apenas o necessário para manter a sobrevivência das classes menos favorecidas, e não encontramos dirigentes públicos preocupados com os cuidados necessários para a manutenção desse bem estar.

Ao mesmo tempo em que temos conhecimento de que um real aplicado ao saneamento básico cria uma economia de quatro reais em cuidados com a saúde, não vemos iniciativas nesse sentido por parte dos governantes.

Planejamento e cuidados com a saúde.

Essa condição, quando vemos que não há um planejamento com os cuidados com o bem estar, terminam por minar os recursos que deveriam ser dirigidos à população. Gasta-se muito com os paliativos, com a busca de minimizar os problemas, mas não se busca criar condições para que a população não tenha tanta dependência dos serviços de atendimento de emergência de saúde.

Uma mudança do ponto de vida da busca de saúde através da prevenção e não do atendimento aos casos verificados poderia, sim, alterar, em poucos anos, as condições de vida dessa população a que nos referimos.

Saúde é uma necessidade básica. A criação de práticas que eliminem as doenças, que evitem a contaminação por agentes físicos, químicos e biológicos, basicamente criaria condições para que novas iniciativas fossem estabelecidas para a melhoria da qualidade de vida e para a estabilização de um modo contínuo que propiciasse mais melhorias nas condições de vida.

Especialistas afirmam que, para manter a saúde em dia, são necessários apenas alguns itens, embora não possam garantir que toda a população possa ter acesso a esses cuidados básicos e essenciais:

  • Água potável de qualidade: a água é essencial ao organismo, atuando em todas as nossas funções, hidratando o corpo e facilitando a digestão e a circulação. Água é um elemento básico para a manutenção do organismo saudável e está se tornando algo raro em nossa vida diária;
  • Alimentação saudável: se não temos água suficiente para manter a saúde, a busca por uma alimentação saudável também se agrava. Os melhores remédios para o organismo humano provém da alimentação e este é outro ponto crucial a ser debatido resolvido pela sociedade;
  • Prática de atividades físicas: ao ampliarmos do essencial para o complementar, a presença de água e de alimentação saudável é que vão dar condições a qualquer indivíduo para ter vitalidade e buscar a prática de exercícios físicos que mantenham sua saúde em ordem.

Como podemos ver, cuidar da saúde não é difícil. O difícil mesmo está em criar condições que sejam o alicerce para esses cuidados.

Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação. Adoraria aprender tudo sobre fotografia.
Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe seu comentário

  • Publicidade