• Publicidade

Saúde sexual – Aprenda tudo o que é preciso para uma vida melhor

A nossa saúde é um assunto de grande importância e é normal sempre estarmos procurando por informações que nos ajude a entender como nosso corpo funciona e como ter uma vida mais longa e mais saudável. Foi por esse motivo que escrevi este artigo na qual falarei sobre o que é saúde sexual, saúde reprodutiva e doenças sexualmente transmissíveis.

O que é saúde sexual?

A saúde sexual pode ser dita como uma área dos estudos da medicina que está relacionada com a saúde reprodutiva, as doenças sexualmente transmissíveis, comportamento sexual, anticoncepcionais e muitos outros.

A importância de se estudar a saúde sexual está presente no desenvolvimento da nossa vida fisicamente, emocionalmente e em muitas outras formas. A saúde sexual trata sobre todas as fases da nossa vida enquanto desenvolvimento humano.

Doenças como impotência, ejaculação precoce, saúde reprodutiva e disfunção erétil são exaustivamente estudadas a fim de diminuir o índice de acontecimentos e prevenir a sociedade com métodos de tratamentos.

Vamos a seguir aos pontos mais importantes sobre este assunto, veja!

O que é saúde reprodutiva?

A saúde reprodutiva foi primeiramente definida no ano de 1994 quando aconteceu a conferência internacional sobre população e desenvolvimento no Egito.

O significado de saúde sexual ou reprodutiva implica no direito de cada indivíduo do nosso planeta em poder ter uma vida sexual saudável e segura, para isso é feito o uso de importantes informações sobre como se prevenir contra doenças sexualmente transmissíveis assim como também poderem deliberar se vão querer ter filhos e quantos filhos irão querer.

Os métodos contraceptivos são usados para auxiliar na decisão sobre filhos e quando engravidar.

O planejamento reprodutivo mostra como os indivíduos envolvidos podem decidir e escolher como e quando ter filhos, além de também mostrar quais os direitos que podem ser usados para chegar à tal escolha.

Algumas informações importantes sobre a saúde sexual são:

  • Sempre procure a unidade básica de saúde da sua região para ter conhecimento dos métodos anticoncepcionais e até poder fazer parte de grupos educativos e informativos.
  • Nunca se automedique, sempre procure ajuda especializada.
  • O indivíduo pode também pedir informações sobre métodos de prevenção do câncer de mama e do útero.
  • Sempre procurar informações sobre doenças sexualmente transmissíveis.

O que são doenças sexualmente transmissíveis?

As doenças sexualmente transmissíveis ou infecções sexualmente transmissíveis, com suas respectivas siglas, DST e IST, são as doenças que podem ser transmitidas durante o ato sexual. A forma mais eficiente para prevenir contra esses tipos de doença é a camisinha.

Devido aos problemas morais ligados a essas doenças, algumas religiões implicam em continuar dizendo que não é preciso o uso da camisinha, basta apenas que a fidelidade sexual do casal ou a castidade seja mantida para que essas doenças se afastem.

O motivo do aumento da confiança dessas afirmações por parte dos religiosos é que o número de casos de doenças tem crescido em pessoas sem religiões e as que têm mais de um parceiro.

Cuide da sua sexualidade.

Sendo assim, a sexualidade de cada um tem que ser garantida e mantida pelo direito individual de cada ser humano, nada pode alterar ou ser imposto sobre as pessoas a fim de mudar o comportamento sexual do indivíduo.

O comportamento sexual, que é a forma como as atitudes e direções que cada um tem sobre o sexo é visto e praticado, sofreu muitas variações durante a humanidade. Felizmente, com o avanço da tecnologia e incentivo a discussões desse assunto, várias instituições vêm pregando as informações sobre como nós nos comportamos sexualmente, deixando de lado a opinião de qualquer tipo de crença ou religião.

Temas como gravidez precoce e controle da natalidade são constantemente dentro desta pauta.

O que você aprendeu?

Neste artigo você viu a importância de ter informações sobre a saúde sexual e quais os temas mais abordados sobre esse assunto, também foi mostrado dicas que podem ajudar bastante as pessoas que não tem a informação necessária para se cuidar.

Sendo assim, Se você achou interessante e informativo este artigo, não poupe tempo para curtir, compartilhar e comentar, trazendo mais informações e começando uma boa discussão sobre o que você sabe a respeite deste assunto.

Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação. Adoraria aprender tudo sobre fotografia.
Adicionar a favoritos link permanente.

3 Comments

  1. Pingback:Disfunção erétil – Saiba quais são as causas e tratamentos para essa doença.

  2. Pingback:Ejaculação Precoce – Como tratar esse problema? - Como Viver Melhor

  3. Pingback:Cólicas menstruais: Quais são as causas, os sintomas e como tratar?

Deixe seu comentário

  • Publicidade