• Publicidade

As doenças que mais acometem a terceira idade

Parece que passamos pela infância, adolescência, juventude e vida adulta numa velocidade extraordinária, até que quando menos você espera acaba se deparando com o termo terceira idade, melhor idade e até mesmo com o vulgo velhice. Todavia, iremos abordar da melhor forma porque essa é uma das fases mais maduras da vida humana em que o recurso mais precioso trata-se do tempo.

Em termos técnicos segundo a ONU, a terceira idade é definida como a idade acima de 60 anos nos países em pleno desenvolvimento e de 65 anos em nações desenvolvidas.

As doenças que mais acometem a terceira idade

É importante saber quais são a fim de evitá-las no futuro ou mesmo para poder tratá-las da melhor maneira possível. Segundo dados fornecidos pelo IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, cerca de três quartos dos idosos possuem uma doença de caráter crônico ou mesmo alguma enfermidade que vem se arrasando durante a vida. E o mais preocupante é que a maioria dessas doenças é incurável.

Esses são os principais vilões da terceira idade:

Infarto e doenças do gênero: normalmente causadas pelo acúmulo de placas de gordura nas artérias, gerando sua obstrução e posterior ataque cardíaco, muitas vezes sendo fatal. Sua incidência é de 11,8%.

Acidente Vascular Cerebral (AVC): o rompimento de vasos sanguíneos no cérebro está em segundo lugar no grupo de maiores vilões da terceira idade e sua incidência é de 9,9%.

Diabetes Melitus: a doença que provoca o aumento anormal no índice de açúcar no sangue está em terceiro lugar, possuindo a incidência de 5,9%. Infelizmente os casos de diabetes têm aumentado nos últimos anos.

Enfisema Pulmonar, Bronquite Crônica: são doenças ligadas ao sistema respiratório e normalmente estão associadas a maus hábitos, principalmente ao fumo. Sua incidência é de 5,6% na terceira idade.

Alzheimer e doenças que levam à demência: é uma doença muito triste e difícil de lidar. Infelizmente está em quinto lugar no ranking, juntamente com outras doenças que levam a perdas funcionais no cérebro. Além do mais, ainda existe a possibilidade de distúrbios psicológicos tal como a depressão. A incidência do Alzheimer e de doenças do gênero é de 4,2%.

Hipertensão arterial: nós todos sabemos os riscos que a hipertensão trás para a saúde do coração. E não é atoa que ela está em sexto lugar, podendo ter conexão com o nº1 do ranking, o infarto, quando além da hipertensão há o acúmulo de gordura nas artérias. Eis o cenário fatal. A incidência da doença na terceira idade é de 3,3%.

A importância da prevenção para “envelhecer sem ficar velho”

Durante a juventude as pessoas costumam colocar-se em situações estressantes, desgastantes e ruins a fim de desfrutar de uma terceira idade mais aconchegante e tranquila.

Será que isso realmente vale à pena? Afinal, todos os maus hábitos cultivados durante toda uma vida dificilmente são revertidos de uma hora para outra.
Ao acompanhar esse artigo você claramente deve ter percebido que a maioria das doenças que acometem a terceira em grande parte poderiam ter sido evitadas durante a juventude. A alimentação saudável, a prática de atividades físicas e a medida de evitar o consumo de substâncias e alimentos prejudiciais à saúde são essenciais tanto na juventude quanto na terceira idade.

Esse é sem dúvidas o maior investimento de longo prazo que você poderá fazer. Lembre-se sempre de realizar exames anualmente para conferir como anda a sua saúde, principalmente se você já faz parte da terceira e melhor idade. Faça com que o seu tempo torne-se agradável, livre de dores e de preocupações, afinal, isso será extremamente importante para você.

E para tal é preciso adotar hábitos saudáveis e praticar a famosa prevenção, pois, aquele velho ditado estava correto. De fato, prevenir é o melhor remédio!

(Curso) Saúde na Melhor Idade

Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação. Adoraria aprender tudo sobre fotografia.
Adicionar a favoritos link permanente.

Um Comentário

  1. Pingback:Enxaqueca: Causas, Sintomas e Tratamento - Como Viver Melhor

Deixe seu comentário

  • Publicidade