• Publicidade

VOCÊ sabe os motivos pelos quais a VITAMINA D é tão importante para a SUA SAÚDE?

A vitamina D é essencial para o corpo humano, podendo sua ausência ou deficiência provocar diversas complicações de saúde. Como controladora de 270 genes e de células do sistema cardiovascular, a principal fonte de obtenção de vitamina D ainda é a luz do sol, já que os raios solares fazem a síntese dessa substância no corpo.

Mas alguns alimentos também nos trazem vitamina D, principalmente os peixes com gordura. Essa vitamina também é produzida em laboratórios, podendo ser consumida na forma de suplemento, quando há deficiência ou para prevenção e tratamento de algumas doenças.

No corpo humano a vitamina D é necessária para a manutenção da estrutura óssea, influenciando também o sistema imunológico, sendo útil para o tratamento de doenças autoimunes, como esclerose múltipla, artrite reumatoide e nos processos de diferenciação celular, sendo que sua falta pode favorecer 17 tipos de câncer, além de ajudar no tratamento de diabetes do tipo 2.

Para a gestante a vitamina D é essencial, já que sua falta ou carência pode provocar abortos no início da gravidez. No final, a carência ou falta dessa vitamina aumenta as chances de nascer uma criança autista.

A denominação da vitamina D foi dada em 1922 por cientistas que estudavam as vitaminas, acreditando que ela somente seria possível de ser obtida através da alimentação. Como foi a quarta substância descoberta, recebeu o nome em sequência das vitaminas já conhecidas, A, B e C. Depois, em 1970, descobriu-se que, na realidade, a vitamina D é um hormônio, não uma vitamina, mas o seu nome permaneceu por já ser bastante divulgado e conhecido.

Confira os benefícios da vitamina D para o organismo humano

  • Fortalecimento dos ossos: sendo necessária para a absorção do cálcio pelos ossos, a vitamina D é responsável pelo seu aproveitamento. A deficiência desse “hormônio” pode provocar o raquitismo na infância e a osteoporose quando adulto. Sua presença no organismo previne a osteoporose e evita o risco de fraturas na terceira idade;
  • Previne doenças cardiovasculares: a vitamina D controla as contrações do coração, favorecendo o bombeamento do sangue pelo corpo, permitindo ainda o relaxamento dos vasos sanguíneos e influenciando na produção de renina, o hormônio que regula a pressão arterial. Sua carência favorece o surgimento de placas nas artérias, podendo desenvolver doenças cardiovasculares, entre elas o derrame e o infarto;
  • Auxílio da gravidez: a carência de vitamina D durante a gravidez pode provocar aborto no seu início ou favorecer o nascimento de bebê autista, durante o período todo, já que é um ingrediente importante para o desenvolvimento do cérebro do bebê;
  • Prevenção e controle do diabetes: como ajuda a produzir renina, também previne o diabetes, ajudando a produzir insulina;
  • Fortalecimento dos músculos: a vitamina D é um poderoso auxiliar no desenvolvimento muscular, favorecendo o controle físico e o equilíbrio do corpo. Sua falta pode provocar quedas e fraturas.

Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação. Adoraria aprender tudo sobre fotografia.
Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe seu comentário

  • Publicidade