• Publicidade

Como podemos obter e armazenar a água de reuso?

De maneira geral, a obtenção de água de reuso pode ser feita tanto no ambiente profissional, ou seja, em uma empresa ou indústria, bem como em residências e até mesmo grandes condomínios. A importância é a mesma: pensar de maneira sustentável para ajudar uma população mundial de forma consciente.

A seguir, você verá formas válidas de obter água de reuso em uma residência e em uma indústria.

Obter água de reuso nas residências

Em uma casa, o uso consciente da água auxiliará não só o planeta, mas também a questão financeira, pois é nítida a diferença apresentada nas contas de água, quando há a obtenção de água de reuso e armazenamento. A água em que você utiliza na máquina de lavar pode ser armazenada em baldes, por exemplo, desde que bem fechados, para utilização posterior, seja na lavagem de carros, garagem, tapetas, vidros e afins.

Obter água de reuso nas indústrias

 O consumo de água em uma indústria é cerca de três vezes maior quando comparado ao consumo de uma residência. Portanto, é importante que os grandes empresários comecem a pensar em como obter e armazenar água de reuso.

No caso das indústrias, num primeiro momento, é importante analisar o consumo de água, a fim de evitar, por exemplo, desperdícios. Com equipamentos mais modernos e econômicos e sem mais desperdícios, agora é hora de contatar um profissional para obter essa água de reuso em sua empresa, cujo fim será, por exemplo, geração de energia, resfriamento de equipamentos ou mesmo aquecimento de caldeiras.

A obtenção

Uma das maneiras em que podemos obter água para reuso é captando a chuva, uma prática legal e até mesmo regulamentada pelo poder público (leis municipais – ABNT NBR 15527). Para isso, pensando em uma indústria, se faz necessário planejamento prévio para verificar a quantidade de chuva em dado período por conta do tamanho de tanque de armazenamento que será necessário.

Nas residências, o processo não é muito diferente. O que mais diferencia é a questão do tamanho do tanque, pois em ambos será necessário um trabalho de verificação do telhado, juntamente de calhas, tubulações, filtros de retenção de possíveis folhas e galhos, separador de impurezas e, por fim, o tanque que receberá essa água para reuso.

Armazenamento da água de reuso

Independentemente de ser uma residência ou uma indústria, é importante que sejam separados os tanques de água potável e água de reuso. De início, é necessária uma verificação maior em curto espaço de tempo para verificar a correta funcionalidade da obtenção da água de reuso.

Além disso, é importante que esse tanque de armazenamento de água seja bem vedado por conta das questões já levantadas dos mosquitos da Dengue e do Zika Vírus. Atenção redobrada no verão!

No tanque, você deverá tratar essa água. Lembre-se que, a cada mil litros de água de reuso, você deverá inserir duzentos mililitros de hipoclorito de sódio, conhecido também como alvejante.

Não se esqueça que pelo menos uma vez ao ano, esse tanque deve ser muito bem lavado, assim como as tubulações por completo.

Agora que você já sabe como obter e armazenar corretamente a água de reuso de sua empresa ou domicílio, verá a economia em sua conta e o consumo consciente desse recurso mineral. E tudo isso, baseado unicamente numa forma de captação e armazenamento adequado da água de reuso.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe seu comentário

  • Publicidade