• Publicidade

Exercícios físicos melhoram a qualidade de vida

Praticar exercícios físicos regularmente contribui para reduzir o risco de diversas doenças. Além disso, os exercícios físicos melhoram a qualidade de vida e promovem bem-estar.

E o melhor é que a prática exige menos de 1 hora por dia para que a pessoa possa desfrutar seus muitos benefícios. E quem não está acostumado, bastam 30 minutos de atividade moderada, de acordo com especialistas.

E para ter uma vida saudável, é fundamental manter uma alimentação balanceada, além das atividades físicas. E você não precisa ir para a academia ou praticar um esporte, basta caminhar ou pedalar para contribuir com a boa saúde do seu corpo. Veja os benefícios!

Benefícios que os exercícios físicos proporcionam

Quando praticamos regularmente os exercícios físicos, ocorrem mudanças em nosso organismo e elas são benéficas. Isso acontece, inclusive, com atividades menos intensas. Conheça alguns desses benefícios:

  1. Melhora o bem-estar físico

Com a prática, há uma melhora no sistema imunológico, além de minimizar o risco a doenças cardíacas e câncer. E como a pessoa passa a ser mais ativa, consegue-se baixar a pressão arterial, da mesma forma que alguns medicamentos para hipertensos. Sem contar que as atividades físicas melhoram os níveis de colesterol bom.

  1. Ajuda a emagrecer

A atividade metabólica aumenta com os exercícios, já que para transportar oxigênio para o corpo, a hemoglobina tira a energia da glicose, ou seja, o açúcar. Então, praticar atividades físicas transforma os agentes que engordam em energia, sendo excelente opção para quem tem uma meta para perder peso rápido.

  1. Prolonga a vida

De acordo com especialistas, para cada hora de exercício físico, a pessoa ganha em torno de duas a mais de vida adicional e isso é válido até para quem inicia as atividades na meia-idade. E isso inclui caminhada rápida por 30 minutos e outros exercícios moderados. O resultado inclui:

  • Redução de doença cardíaca, já que melhora a circulação sanguínea;
  • Contribui em manter o peso sob controle;
  • Previne perda óssea
  • Eleva o nível de energia
  • Controla o estresse
  • Entre outros.
  1. Aumenta a sensação de prazer

As atividades físicas ajudam a liberar endorfina, hormônio responsável pela sensação de prazer. Com isso, o praticante tende a sentir mais bem-estar, menos ansiedade e estresse e até redução nos sintomas de depressão.

  1. Dá mais disposição

Ao praticar regularmente os exercícios, o preparo físico aumenta, ou seja, as pessoas adquirem mais disposição para as tarefas rotineiras.

  1. Eleva a autoestima

Através de prática das atividades físicas, a autoestima é elevada. Isso ocorre por diversas razões. Por exemplo, exercícios físicos contribuem com um corpo mais bonito e saudável, assim, as pessoas não sentem mais vergonha de si mesmas. E como as atividades físicas melhoram o fluxo de sangue para o cérebro, há uma melhora na sensação de bem-estar, o que reduz até a insônia.

  1. Aumenta o bem-estar mental

Praticar atividades físicas regularmente ajuda a aliviar a ansiedade, tensão, raiva e depressão. Ao longo do tempo, o praticante sente uma melhora no bem-estar geral e esta dura por meses, enquanto se pratica os exercícios como rotina. Isso ocorre porque, durante a prática, há um aumento do fluxo de oxigênio ao cérebro, melhorando a memória e a idade mental.

Com tantos benefícios assim à saúde, se você ainda não pratica exercícios físicos, está na hora de começar, não acha? Afinal, superar o sedentarismo traz uma melhora significativa para a saúde do nosso corpo e da mente.

Mas não se esqueça da importância de consultar um profissional da área ou o seu médico antes de iniciar qualquer atividade física.

Escrito por Andreia Silveira do site PlanodeSaudeNota10.

Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação. Adoraria aprender tudo sobre fotografia.
Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe seu comentário

  • Publicidade